Desde o ano de 2006, a Fundação Pró-Família oferece aos jovens de Blumenau com idade entre 14 e 18 anos um programa denominado Adolescente Aprendiz, que proporciona aprendizado técnico-profissional de forma gratuita. O programa, que tem o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, conta com aulas teóricas sob responsabilidade da Pró-Família e também com empresas parceiras, que abrem vagas para receber os alunos. As inscrições para participar do Adolescente Aprendiz já começaram e os interessados, munidos de identidade, CPF e atestado de frequência escolar, devem se dirigir ao prédio do Pró-Adolescente, na rua Jacob Brueckheimer, no bairro da Velha, em horário comercial. Empresas de Blumenau e região que desejarem se tornar parceiras do projeto, também podem procurar a Fundação.
Segundo a presidente da Fundação Pró-Família, Karin Zadrosny Gouvêa da Costa, os estabelecimentos de qualquer natureza que tenham em seu quadro o mínimo de sete empregados, têm a obrigação de contratar aprendizes. É através de entidades sem fins lucrativos, como é o caso da Pró-Família, que as empresas podem abrir as portas para recebê-los. ?Há uma grande procura de jovens que buscam se integrar neste programa, porém, apesar de termos na Fundação condições para atender todos estes jovens, o número de empresas parceiras para oferecer o aprendizado prático ainda é insuficiente?, lamenta a presidente.
De acordo com Karin, atualmente apenas 82 das cerca de 500 empresas conveniadas estão ativas, e por haver uma demanda reprimida de aproximadamente 2,5 mil jovens, a Fundação se coloca à disposição para ajudar e convida as empresas da região para participar da iniciativa. ?A Pró-Família está aberta para receber novas empresas parceiras. Fazemos visitas e passamos todas as orientações necessárias. O Adolescente Aprendiz é uma ação de responsabilidade social e de integração produtiva para os nossos jovens, por isso, convidamos os empresários para participar conosco?, declara Karin. Mais informações sobre o programa e convênios podem ser obtidas através dos telefones (47) 3381-6973 ou (47) 9631-0956, com Maria Elisabeth.
Texto: Assessora de Comunicação | Andressa Scaburri
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).