40 escolas e 38 Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de Joinville foram contempladas com recursos do Ministério da Educação (MEC) para a criação de projetos com foco na sustentabilidade. A seleção foi feita pelo próprio MEC, que procurou contemplar áreas de emergêncial ambiental. Os recursos variam de R$ 8 mil a R$ 14 mil por unidade, distribuídos de acordo com o número de alunos matriculados.
O Ministério anunciou o investimento no Dia Mundial do Meio Ambiente, quarta-feira passada, mas a Secretaria de Educação só foi comunicada sobre as escolas selecionadas nesta terça-feira (11). Os recursos serão geridos pelas próprias unidades, via PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Para isso, elas terão de cumprir um plano de ações e respeitar percentuais diferentes de investimento em custeio (80%) e em capital (20%).
?Trata-se de um investimento muito importante para as escolas levarem à prática projetos que aguardavam novos recursos ou parcerias. Nossas escolas têm muito o que mostrar quando o assunto é meio ambiente?, destaca o secretário de Educação, Roque Mattei. Um dos projetos que pode ser beneficiado é o da horta escolar, que se tornou uma iniciativa institucional a partir do estímulo à criação de espaços educadores sustentáveis.
Segundo Rosimar Figueiredo Pereira, do Núcleo de Educação Ambiental (Neam), o recurso vai impulsionar projetos que dependiam de uma verba para ganharem forma. ?A verba vai possibilitar que os projetos se materializem, saíam do papel?, comenta. Construção de cisternas, de sistemas de captação da água da chuva e incentivo à compostagem são outras das iniciativas que podem crescer com o repasse dos recursos. ?Projetos desse tipo dependem de recursos, que agora serão um incentivo a mais para nossas escolas?, completa Lesani Zerwes Becker, do Neam.
Na próxima sexta (14), às 10 horas, o MEC vai promover uma webconferência para as escolas e CEIS que irão receber o recurso. Segundo o documento encaminhado pelo ministério, a iniciativa busca incentivar a institucionalização da educação ambiental. As escolas selecionadas já desenvolvem projetos na área. As unidades serão contempladas por ordem de adesão, após preencherem os dados exigidos no site do MEC.
Texto: Prefeitura de Joinville
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).