Nos dois primeiros dias de cadastro, cerca de 10 mil pessoas solicitaram receber SMS de alertas sobre riscos de desastres, informou a Defesa Civil. Os testes começaram na quarta-feira (1), em 20 cidades de Santa Catarina.
O serviço gratuito de envio de notificações de emergência e orientações é feito através do celular. Residentes nesses municípios (veja a lista abaxo) podem se cadastrar enviando CEP do local a ser monitorado para o número 40199. É possível cadastrar mais de um CEP.
O objetivo é informar a população. As mensagens, que alertarão sobre riscos iminentes de desastres e situações de emergência ou calamidade pública, serão divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.
Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber nem enviar as mensagens.
A ideia é que os testes durem quatro meses. Após esse período, o serviço deverá ser nacionalizado.
Veja a lista de cidades catarinenses que fazem parte do projeto-piloto.
Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d´Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).