CPI da roçada: cinco pessoas serão ouvidas na Câmara de Gaspar nesta quinta - Jornal Cruzeiro do Vale

CPI da roçada: cinco pessoas serão ouvidas na Câmara de Gaspar nesta quinta

23/07/2025

Acontece nesta quinta-feira, dia 24 de julho, a segunda fase de depoimentos da ‘CPI da roçada’ que tramita na Câmara de Vereadores de Gaspar. Serão cinco depoimentos, sendo que o primeiro inicia às 8h30. Os questionamentos são feitos exclusivamente pelos vereadores membros das CPI.

Qualquer pessoa pode ir ao plenário da Câmara acompanhar presencialmente. A sessão também será transmitida pelo Facebook e canal no Youtube da casa de leis.


Ordem de depoimentos de quinta, dia 24/07:

8h30: Cleidimar de Mello – servidor efetivo na época/fiscal da prefeitura


9h:
Eduardo Pereira da Silva – fiscal da empresa Ecosystem


9h45:
Adão Marafigo de Figueiredo: fiscal das empresas Ecosystem e Sanitary


10h:
Wilson Luiz Lenfers: servidor comissionado na época


10h45: Norberto dos Santos: servidor comissionado na época/fiscal da prefeitura e Samae


Depoimentos às quintas

Os depoimentos da CPI da roçada devem acontecer toda quinta-feira pela manhã. A primeira fase foi na semana passada, em 17 de julho, quando foram ouvidos Celso Xavier Schmitt e Gelásio Valmor Muller, que foram ‘fiscais de contratos’ e assinaram as Ordens de Serviços pagas à Ecosystem.

Clique AQUI e veja o que cada um disse em depoimento. 


CPI

A ‘CPI da Roçada’ apura indícios de crimes de Improbidade Administrativa, como superfaturamento, medições manipuladas, enriquecimento ilícito e falsidade ideológica na contratação do serviço de roçada no município de Gaspar (contratos 85/2015, 102/2020 e 1025/2024). Uma perícia técnica está sendo contratada para atestar se os valores das medições são compatíveis com os apresentados pelas empresas investigadas e os vereadores começaram a ouvir depoimento dos envolvidos.

Se as irregularidades apuradas na CPI forem confirmadas, o Ministério Público pode propor uma ação civil pública. Há a possibilidade de suspensão dos direitos políticos e a proibição das empresas de voltarem a firmar contratos com o poder público.

O presidente da CPI é o vereador Ciro André Quintino (MDB) e a relatora a vereadora Alyne Serafim Nicoletti (PL). Também são membros do grupo os vereadores Carlos Eduardo Schimdt (PL), Mara Lúcia dos Santos (PP) e Thímoti Deschamps (União). Os servidores de Câmara que atuam na equipe de apoio são Andreia Avosani, Marcos Alexandre Klitzke, Pedro Paulo Schramm e Samara Marcelino.

A CPI deve ser finalizada até o dia 26 de outubro, data-limite já considerando sua prorrogação.

 

 

Edição 2210

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.