Uma das maiores escolas de Gaspar completa 30 anos de existência no próximo dia 13 de julho, segunda-feira da próxima semana. Para comemorar a data especial, a escola promete um dia de muitas atrações para pais, alunos, professores e a comunidade em geral.
A professora do 2º ano, Valdete Goll, e toda a equipe de direção do colégio preparam uma programação para marcar a data. A fanfarra da escola será a responsável por abrir os trabalhos, já às 6h, mas o dia também contará com desfile, e serviços sociais como corte de cabelo, massagem, ioga, confecção de documentos de identidade durante todo o dia.
A ideia é comemorar os 30 anos da escola Zenaide Schmitt Costa e retribuir à comunidade do bairro Santa Terezinha parte do apoio dado à instituição desde a fundação. ?Acredito que há uma relação muito grande entre comunidade e escola e que proporcionou o desenvolvimento de ambas nas últimas décadas?, avalia a professora Valdete.
Crescimento
Hoje a maior escola da rede municipal ao lado da Norma Mônica Mônica Sabel, com 715 alunos matriculados, e com uma infraestrutura ampla, a escola Zenaide Schmitt Costa foi inaugurada em 13 de julho de 1985 e começou de forma mais tímida que a realidade atual. Com quatro salas de aula, uma sala de diretoria e uma secretaria, a escola começou a receber os alunos de 1ª a 4ª série do bairro Santa Terezinha, no mesmo local onde funciona a escola hoje.
Com o tempo, entretanto, a Zenaide foi crescendo. Transformou-se em escola básica e ganhou mais salas de aula, quadra de esportes, biblioteca, sala de informática e novos espaços. O trabalho pedagógico também avançou e, atualmente, oferece aos alunos além da educação em meio período, atividades, como dança, coral, esportes e fanfarra para contribuir com a formação dos alunos.
A inspiração
Quem dá nome à escola que no dia 13 completa 30 anos é Zenaide Schmitt Costa, uma importante professora do município que atuou em colégios como o Honório Miranda e morava no bairro Santa Terezinha. Ela morreu em um acidente aéreo no Morro da Virgínia, a 32 quilômetros de Florianópolis, junto com outras 46 pessoas, em 1980. Cinco anos mais tarde, a escola foi fundada e batizada em homenagem à professora.
Programação
6h - Apresentação da fanfarra
8h - Cerimônia de abertura
9h - Desfile pelas ruas do bairro Santa Terezinha. Em seguida, os participantes serão recebidos com bolo
10h - 17h - Serviços sociais como corte de cabelo, massagem, ioga e confecção de documentos de identidade oferecidos à comunidade
17h - Encerramento
Edição: 1702
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).