O programa Gestão Compartilhada (Gecom) de Gaspar está sob novo comando. Nesta semana, o ex-vereador Wilson Lenfers anunciou que vai assumir o cargo de superintendente no lugar de Douglas Muller. Até a publicação desta notícia a mudança ainda não havia sido publicada no Diário Oficial.
Nas redes sociais, Lenfers comemora a novidade: “Assumo um novo desafio na minha vida pública, sou o novo superintendente do programa Gestão Compartilhada. O órgão que atua juntamente com os cidadãos e decide sobre parte do orçamento municipal, no que diz respeito aos investimentos e obras, através de processos de participação democrática”, disse no Facebook.
No post, ele ainda destaca que está positivo quanto à missão. “Agora, é hora de conhecer a estrutura e trabalhar pela nossa gente, com a garra e força de sempre”. Lenfers é o terceiro a comandar a Gecom desde sua implementação, em 2017, pela administração do prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.
O primeiro superintendente da Gestão Compartilhada de Gaspar foi Roni Muller, em janeiro de 2017. Ele, que ajudou na adaptação do programa junto ao chefe do Executivo, ficou à frente do órgão até junho de 2019. No seu lugar, assumiu Douglas Muller que permaneceu no cargo até a chegada de Wilson Lenfers, nesta semana.
Muita gente ainda confunde o programa Gestão Compartilhada (Gecom), iniciado na administração de Wan-Dall, com o Orçamento Participativo (OP), do antigo governo. Mas há três características principais que os diferem. Uma delas é quanto à eleição dos chamados ‘delegados’ para decidirem em nome de seus bairros, que hoje não existe mais. Atualmente, a votação é direta em reunião com a comunidade, todos participam e têm direito de sugerir obras.
Além disso, o OP era uma previsão orçamentária e a Gecom tem um orçamento garantido. Outra distinção é que a equipe da Gestão Compartilhada já conta com engenharia, ou seja, ela mesma elabora os projetos e executa as obras. Desde 2017, foram entregues mais de 60 ruas pavimentadas (tanto asfalto quanto calçamento), além de outras obras. São mais de R$9 milhões investidos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).