Hoje, pelo Sistema Único de Saúde, há dois tipos de testes disponíveis: o PCR e o Teste Rápido.
O PCR serve para detectar a presença do vírus no organismo do paciente, a partir do material coletado do nariz e da garganta do paciente. Ele pode ser feito a partir do terceiro dia após o aparecimento dos sintomas. Caso ele tinha resultado positivo, o paciente deve ficar em isolamento por 14 dias.
Já o Teste Rápido identifica o anticorpo de memória da doença. Ou seja, ele não detecta a presença do vírus, mas sim se você teve contato com ele e já produziu anticorpos. Esse teste pode ser feito após o 10º dia do aparecimento dos sintomas e, em caso positivo, o isolamento vai de 7 a 14 dias.
- Se você estiver com febre alta e persistente ou dificuldades para respirar, procure o Hospital de Gaspar.
- Se seus sintomas forem coriza, mal estar, dor de cabeça, dor de gargante, febre, tosse e perda de paladar/olfato, procure o Centro de Referência e Triagem no Ginásio João dos Santos.
- Se você estiver com coriza, mal estar, dor de cabeça e dor de garganta, vá até a Unidade de Saúde do seu bairro.
- E se você não tem sintomas, mas teve contato com uma pessoa que testou positivo, siga as medidas de prevenção e monitore o aparecimento de sintomas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).