Vigilância em Saúde encontra 17 focos do mosquito Aedes aegypti em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Vigilância em Saúde encontra 17 focos do mosquito Aedes aegypti em Gaspar

03/03/2021
Vigilância em Saúde encontra 17 focos do mosquito Aedes aegypti em Gaspar

A Diretoria Geral de Vigilância em Saúde de Gaspar localizou 17 focos do mosquito Aedes aegypti em Gaspar. O bairro com maior índice foi o Bela Vista, com quatro focos. Em seguida, aparecem Barracão e Santa Terezinha, com três cada; e o Belchior Alto, com dois. Nos bairros Centro, Poço Grande, Lagoa, Arraial do Ouro e Sete de Setembro foram encontrados um foco.

Todos os focos foram localizados em armadilhas montadas em terrenos baldios, ferro velho e residências, através do Programa de Controle da Dengue. Em cerca de um mês, os fiscais vão voltar aos locais para repetir o processo de vistoria em um raio de 300 metros. Locais que não tiverem ninguém em horário comercial serão visitados aos sábados.

Todos os agentes que atuam no combate à dengue em Gaspar trabalham uniformizados e identificados com colete e crachá. No total, cinco profissionais realizam os serviços e montam armadilhas a cada 200 metros. Já são mais de 300 armadilhas espalhadas pelas ruas de Gaspar e o controle é feito em locais estratégicos a cada 14 dias.

Medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti:

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1992
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.