Dois dias após anunciar o rompimento do contrato de concessão do transporte coletivo para o Consórcio Siga, o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes assinou no fim da tarde dessa segunda-feira, 25, um contrato emergencial com a Viação Piracicabana, empresa do Grupo Comporte. Os ônibus da nova companhia começam a circular na cidade no dia 1º de fevereiro.
A Piracicabana pertence aos mesmos donos da empresa Penha, que já atua em Blumenau, e possui concessão do transporte coletivo em 17 cidades. A previsão inicial é de que 190 ônibus da empresa, com média de seis anos, comecem a atuar em Blumenau no início do mês. No entanto, o número de veículos deve chegar a 240 no fim de fevereiro.
A intenção da empresa é contratar todos os funcionários que prestavam serviços às três empresas do Consórcio Siga (Verde Vale, Glória e Rodovel). Segundo o prefeito, o sistema emergencial deve operar até que uma nova licitação do transporte coletivo seja concluída. Bernardes acredita que o processo deve ser aberto em no máximo seis meses. Alguns ônibus da Viação Piracicabana já foram flagrados na sede da empresa Penha e estacionados em alguns pontos de Blumenau.
A Piracicabana considerou o mercado de passageiros de Blumenau “extremamente atrativo” e deve participar da licitação a ser lançada pelo poder público ao longo deste ano. Já as empresas que compõem o Consórcio Siga decidiram que o rompimento do contrato, válido por até 20 anos, só será aceito mediante indenização e que vão recorrer judicialmente da decisão do Executivo.
Mais sobre o assunto:
- Sem ônibus: Prefeitura de Blumenau anuncia rompimento com Consórcio Siga
- Prefeitura de Gaspar pretende lançar nova licitação para transporte coletivo até junho
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).