Vereadores indicam seus assessores - Jornal Cruzeiro do Vale

Vereadores indicam seus assessores

12/01/2010


presidencia2010001800600PQ.jpgAs atividades na Câmara de Vereadores retornam oficialmente apenas no dia 2 de fevereiro, porém, muitos vereadores já trabalham junto às suas comunidades e partidos, planejando as ações para 2010 e selecionando seus assessores, que serão contratados com base no projeto de lei 81/2009, que aprovou a contratação de dez cargos comissionados para atuarem como assessores legislativos.

Dos dez vereadores, apenas três já selecionaram seus auxiliadores, são eles: José Hilário Melato, que terá ao seu lado Janete da Silva; Luis Carlos Spengler, o Lu, que terá como assessor Jorge Luis de Oliveira; e Raul Schiller, que escolheu Luiz Teixeira como seu auxiliar.

Kleber Wan-Dall, presidente da Casa, explica que, apesar da Lei, o vereador não é obrigado a ter um assessor. "Ainda não recebi as indicações dos demais vereadores, mas o ano ainda está começando e acredito que todos indicarão seus assessores em breve", destaca o presidente da mesa diretora, que na noite desta segunda-feira, 11, esteve reunido com os demais integrantes da Mesa para discutir o andamento dos trabalhos para 2010.

Os assessores são indicados pelos vereadores e serão servidores da Câmara, com os mesmos direitos e deveres dos demais servidores. "Acredito que os assessores serão de grande auxílio para os vereadores. Eles precisam ser, se não, não justifica o investimento feito", aponta Kleber, que está otimista com o início dos trabalhos legislativos. "Temos uma legislatura atuante e espero que este seja um ano de muito trabalho. Logo de início já estaremos discutindo o regimento interno e algumas mudanças que precisam ser efetuadas", aponta o vereador.

Comentários

Rafael
13/01/2010 16:44
Particularmente acho fundamental que todos os vereadores tenham um assessor. Até então apenas o Presidente da Câmara tinha assessoria. Apesar de exercerem uma atividade remunerada e as sessões serem realizadas apenas duas vezes por semana, creio que cada Lei, cada projeto por mais simples que seja, precisa de uma análise mais profunda e detalhada, para que os debates sejam produtivos em favor da população. Nada mais lógico que em uma cidade com mais de 60 mil habitantes tenhamos uma assessoria para os vereadores. Quanto ao concurso público é algo correto, mas não eficaz... oras, um vereador precisa do apoio de alguém da sua extrema confiança e capacitado para lidar com os assuntos em pauta. Geralmente um funcionário público faz seu "feijão com arroz", cumprindo aquilo que o regimento faz valer com sua estabilidade legal. Se é pra assessorar, o vereador tem que ter a autonomia de cobrar desta pessoa "um pouco mais" de seu assessor. Se a Comunidade cobra da Câmara, o Vereador tem de cobrar de seu Assessor aquilo que lhe seja competência, não? Por fim, o certo seria que os Vereadores custeassem com parte do próprio ordenado a remuneração destes assessores, no entanto, um representante do Legislativo não ganha este "Rio de Dinheiro" que muitos pensam. Se há orçamento a disposição (em todo exercício parte do orçamento é devolvido ao Executivo) que seja revertido em prol dos assuntos da Câmara. Nada mais certo do que investir por um Serviço melhor e mais rapido.
guga
13/01/2010 09:07
será que os atuais vereadores alguma vez ouviram falar no que é a constituição brasileira, penso que não por isso cada vez mais delegam em favor próprio, mas esta certo cada um puxa areia p/ o seu caminhão, "dito popular" que aqui em nosso município cai muito bem , feliz ano novo e boa sorte povo gasparense;
Valdivino
12/01/2010 21:54
Será que com a contratação de assessores os trabalhos na câmara serão agilizados?Espero que sim,pois no ano que passou vi muito pouco trabalho ser realizado.Já está na hora de mostrarem mais empenho(em prol da comunidade).E não em causa propria.
Almeri
12/01/2010 13:49
Existe a real necessidade do cargo de assessor para os vereadores? Então que se faça concurso público. Nada de indicar aduladores e compadres para cargos que deveriam ser providos por concurso. Mas, é moda rasgar a Constituição. Logo eles, que pretensamente são legisladores. Pensando bem, não são não. VERGONHA!!!
Almeri
12/01/2010 13:48
Existe a real necessidade do cargo de assessor para os vereadores? Então que se faça concurso público. Nada de indicar aduladores e compadres para cargos que deveriam ser providos por concurso. Mas, é moda rasgar a Constituição. Logo eles, que pretensamente são legisladores. Pensando bem, não são não. VERGONHA!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.