Verão exige cuidado redobrado na hora de manusear alimentos - Jornal Cruzeiro do Vale

Verão exige cuidado redobrado na hora de manusear alimentos

16/01/2013

fotopg11abrecolorMD.jpgCom o período de férias e a estação mais quente do ano, aumenta o consumo de alimentos de preparo rápido ou facilmente encontrados em ambientes como a praia: milho verde, churros, espetinhos, sanduíches prontos, porção de camarão e petiscos em geral. As opções podem até dar água na boca, mas é fundamental ficar atento a alguns cuidados para que uma possível intoxicação alimentar não estrague o seu início de ano.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, há um registro médio de 665 surtos de intoxicação alimentar por ano no Brasil, com 13 mil doentes. A nutricionista Ana Carolina Marçal, do programa de saúde alimentar da empresa paranaense Risa Restaurantes Empresariais, a maior parte dos casos de intoxicação alimentar se deve à contaminação por bactérias, atribuída muitas vezes à falta de higiene do manipulador, do local e falhas no transporte, armazenamento e preparo dos alimentos.

A profissional explica o que facilita a intoxicação e alerta para alguns cuidados. ?As bactérias adoram umidade, sujeira, água e temperatura ambiente de 20º a 45ºC e, em geral, detestam temperaturas inferiores a 10ºC, como geladeira e freezer, ou superiores a 65ºC, como no cozimento dos alimentos. Por isso, a dica principal para quem não quer este tipo de problemas é saber armazenar e preparar corretamente os alimentos?, explica.

Em geral, os casos de intoxicação alimentar provocam náuseas, vômitos, dor de cabeça, cólica e diarreia. ?É importante ter cuidado com carnes, peixes, frutos do mar e aves, porque alimentos de origem animal são os mais sujeitos a contaminações. Quanto maior o manuseio durante o processamento, na fase de armazenagem ou ainda no preparo, maiores as chances de proliferação de bactérias?, orienta.

 

Dicas

> Beba muita água, sucos naturais e água de coco para estar sempre hidratado.

> Mantenha os alimentos e bebidas bem refrigerados e fique sempre de olho nos prazos de validade.

> Mantenha os alimentos crus longe dos cozidos.

> Evite refeições e lanches prontos por mais de duas horas.

> Não consuma alimentos com alteração de cheiro, cor e sabor, nem com embalagens danificadas.

 

Edição 1453

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.