Vaticano dá sinal verde para a beatificação de Frei Bruno - Jornal Cruzeiro do Vale

Vaticano dá sinal verde para a beatificação de Frei Bruno

21/07/2013

DivulgaçãoApós solicitações e preces de devotos, amigos e admiradores, o Vaticano concedeu o ?Nihil obstat? (nada obsta), documento que permite continuidade a processos, para o pedido de beatificação de Frei Bruno Linden. O frade franciscano é natural de Duesseldorf, na Alemanha, mas atuou em diversas cidades catarinenses até sua morte, em 1960, em Joaçaba. Entre 1904 e 1906, após ser ordenado sacerdote, Frei Bruno atuou como pároco em Gaspar, onde permaneceu ainda por mais três anos na função de coadjutor.

O documento permite que o processo de beatificação avance junto à Santa Sé. O bispo da diocese de Joaçaba, D. Mário Marquez, deve assumir o processo diocesano da causa. Um tribunal eclesiástico deve ser composto para colher depoimentos, uma comissão histórica deve reunir documentos e outro grupo deve analisar os possíveis milagres do candidato à beatificação. Durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre na próxima semana, no Rio de Janeiro, lideranças religiosas devem discutir os próximos passos do processo.

 

Trajetória

Filho de Humberto Linden e Cecília Golden, Frei Bruno Linden nasceu em Dusseldorf, na Alemanha, em 8 de setembro de 1876. Em 1894, ainda como noviço, aportou em Salvador, na Bahia, de onde logo partiu para o sacerdócio, estudando filosofia e teologia em Petrópolis. Em 1901. De 1904 a 1906, atuou como superior e vigário em Gaspar, onde ficou até 1909, como coadjutor. Atuou também em São José, Não-Me-Toque (RS), Rodeio, onde permaneceu por quase 20 anos, e Xaxim. Já com 80 anos, foi para Joaçaba, onde seguiu acompanhando o trabalho religioso até 1960, quando morreu vítima de infarto. Entre os milagres atribuídos a ele estariam diversas curas instantâneas, com bênção e imposição das mãos.

 

 

Edição 1507

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.