De volta ao nível gravíssimo na escala de perigo do coronavírus, Gaspar volta a um estágio preocupante em meio à pandemia. Diante de uma realidade assustadora, a existência de uma UTI no único hospital da cidade causa sensação de segurança à comunidade. Afinal, em caso de urgência, o socorro está ao lado.
Desde maio de 2020, quando os dez leitos começaram a operar, até o dia 18 de fevereiro deste ano, passaram pela UTI do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 170 pessoas infectadas pelo coronavírus. Deste total, 133 eram gasparenses. Isso representa uma ocupação de 66,47% por parte dos moradores da cidade.
De lá para cá, o mês com maior alta de internações foi dezembro, quando houve o registro de 37 pessoas ocupando os leitos de UTI de Gaspar. Neste período, 16 doentes eram moradores de Gaspar. O restante veio através de transferência autorizada pelo Estado.
Na sequência, aparece o mês de julho, com 35 internações, sendo 17 moradores de Gaspar.
Maio/2020: 1 (sendo 1 de Gaspar)
Junho/2020: 13 (sendo 6 de Gaspar)
Julho/2020: 35 (sendo 17 de Gaspar
Agosto/2020: 17 (sendo 16 de Gaspar)
Setembro/2020: 13 (sendo 13 de Gaspar)
Outubro/2020: 10 (sendo 10 de Gaspar)
Novembro/2020: 17 (sendo 15 de Gaspar)
Dezembro/2020: 37 (sendo 16 de Gaspar)
Janeiro/2021: 16 (sendo 11 de Gaspar)
Fevereiro/2021: 11 (sendo 7 de Gaspar)
TOTAL DE INTERNAÇÕES NA UTI: 170
Com o aumento no número de testes positivos a cada dia, 6.168 gasparenses já foram infectados e mais de 300 estão em isolamento com a doença ativa, ainda com chance de transmiti-la para outras pessoas.
Todo o Médio Vale do Itajaí foi colocado novamente no nível gravíssimo no início desta semana. Após quase quatro semanas classificadas como ‘risco grave’, as cidades subiram de nível por conta do aumento na circulação/transmissibilidade do vírus e do volume alto de casos na região.
Devido à situação, foram suspensas novamente as práticas de esportes coletivos de contato direto (tanto profissional quando recreativo). Além disso, estão proibidos shows e eventos em casas noturnas. Ocupação de cinemas, teatros, eventos sociais, academias, igrejas, comércios e outros seguem com restrições quanto à capacidade de ocupação dos espaços.
Gaspar já vacinou quase mil pessoas contra o coronavírus. Conforme informações da prefeitura, as doses aplicadas correspondem ao total de vacinas recebidas.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC já orientou que a próxima fase deve contemplar idosos de 85 a 89 anos e continuar a vacinação de trabalhadores da saúde. Porém, ainda não há informações sobre quando a nova remessa de doses chega.
Até o momento, Gaspar recebeu o que seriam 880 doses de imunizantes para a primeira aplicação, sendo 610 da Coronavac e 270 da AstraZeneca/Orxford. Porém, alguns dos frascos recebidos são multidoses e variam de 10 a 14 doses por unidade. Ou seja, a quantidade de pessoas vacinadas pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade do produto.
Dos 997 imunizados com a primeira dose, 872 são trabalhadores da saúde; 21 são idosos e deficientes institucionalizados e 104 são idosos com 90 anos ou mais. Gaspar também já recebeu 370 doses para a segunda aplicação da Coronavac, sendo que 163 pessoas já receberam também esta segunda dose.
Até o final da tarde de 18 de fevereiro, seis dos 10 leitos de UTI disponíveis em Gaspar eram ocupados por moradores da cidade. Com o colapso no sistema de saúde registrado nas cidades do Oeste de Santa Catarina, a UTI de Gaspar deve receber, em breve, pacientes para tratamento do coronavírus.
Ainda não há informações sobre a data em que os pacientes vão chegar nem sobre a quantidade de pessoas que serão transferidas para Gaspar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).