Também chamado de "Casa das Famílias", o novo Centro de Referência da Assistência Social foi inaugurado na última quarta-feira, 6, e a unidade já começou a realizar os atendimentos à população dos bairros Bateias, Óleo Grande e Barracão, local onde está sediado, na Rua João Barbieri.
O CRAS é um espaço criado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para realização de atividades e projetos, e para divulgação de campanhas e ações municipais, estaduais e federais.
A secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Pontes, explica que a Secretaria escolheu o bairro Barracão como sede da unidade após constatar que o maior número de casos atendidos era proveniente da população que mora no bairro. De acordo com outra avaliação realizada pela pasta, no local são registrados os maiores índices de vulnerabilidade social.
Márcia afirma que a criação de um espaço comum para o atendimento às famílias é uma iniciativa importante para que a comunidade seja atendida de maneira mais ampla. "O Centro de Referência da Assistência Social é um espaço muito importante, pois tem como objetivo atender integralmente as famílias dentro de seu contexto familiar e comunitário, facilitando, assim, o seu acesso", destaca a secretária Márcia Pontes.
A equipe de atendimento que serve à comunidade é composta de um psicólogo, um pedagogo e um assistente social. Os profissionais realizam atendimentos individuais e domiciliares, além de orientações sobre o Programa de Atenção Integral à Família, PAIF. O local também servirá para a realização de palestras, oficinas e outros trabalhos em grupo, desenvolvidos entre poder público e comunidade. Conforme informações da Secretaria, estas atividades deverão ser articuladas com outros projetos já existentes no município.
Inauguração
A cerimônia de inauguração foi iniciada com uma apresentação de dança, estilo hip-hop, de adolescentes e crianças. O grupo participa de aulas do projeto "Dança nos Bairros", promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que mescla ensino de dança a acompanhamento psicológico. A cerimônia também contou com a presença do representante da comunidade, e dono do imóvel, Moacir Barbieri e da população da região.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).