Os tradicionais desfiles são praticamente uma Oktoberfest de rua. Na quarta-feira, dia 5 de outubro, quando aconteceu o primeiro desfile deste ano na rua XV de novembro, os foliões tiveram momentos de muita alegria, música, dança e, claro: chope gelado.
Dele, participam clubes, grupos folclóricos, bandas, alegorias e grupos de amigos e turistas. Todos os anos0 mais de três mil pessoas atravessam a rua XV de Novembro com seus trajes típicos, celebrando a cultura germânica e exalando felicidade. E é claro que Gaspar não poderia ficar de fora. O Clube Bela Vista, o Zuckerrohrsaftwagen (Carro do Suco de Cana) e Banda São Pedro também fazem a alegria dos visitantes e levam o nome da Cidade Coração do Vale para a grandiosa festa.
Desde 2019 o Zuckerrohrsaftwagen leva para os desfiles da Oktoberfest o gostinho saboroso da cana de açúcar. Organizado pela empresa gasparense Pinoco´s Cana, o grupo começou com apenas 20 integrantes e, hoje, quase 60 pessoas desfilam com alegria no Carro do Suco de Cana.
O caldo de cana é fonte de saúde e energia com valores nutricionais significativos. A região preserva a cultura de atividades voltadas ao cultivo e comercialização de cana de açúcar e, durante os desfiles em que o grupo participa, o caldo de cana é distribuído de uma forma bem tradicional, permitindo ao público degustar mais esse produto da terra gasparense.
O idealizador e fundador do grupo ZucherrorSaftWagen, José Alberto Shimitt, o Pinoco, diz que se sente orgulhoso em fazer parte desta grande festa e poder mostrar um pouco do que produz com muito. “A Tradição da família Pinocos é preparar na hora um delicioso caldo de cana e servir ao público que está prestigiando o desfile. Isso muito nos orgulha, pois estamos levando sabor e tradição a milhares de pessoas de vários cantos do país e até mesmo do exterior”.
O Clube Bela Vista participa dos desfiles desde a década de 90, quando começou apenas com um grupo familiar, composto por, no máximo, 40 pessoas. Já em 2002, começou a participar com a carruagem. Em 2008, a pedalada lateral surgiu como algo inovador, momento em que já mostrava a dedicação dos associados pelo evento. Com o passar do tempo, a carruagem foi retirada e permaneceram apenas o carro alegórico e o grupo de sócios com a Bela Bike.
Hoje, 150 sócios fazem parte dos desfiles. “Nesta trajetória, somosum dos clubes mais bem organizados, com jovens, crianças e o grupo da família e o de dança, que é destaque. Essa composição agrada ainda mais os visitantes. Sem dúvida, este é o nosso maior compromisso para a festa”, diz a coordenadora Lilian Ribeiro.
Fundado em 1946, o Clube Musical São Pedro é uma entidade cultural sem fins lucrativos. Além de banda, funciona ainda como uma escola de música que oferece aulas gratuitas de instrumentos de sopro e percussão para crianças e adolescentes. Este trabalho é realizado pelos professores Gerson Rioski e Quevin Lenhani, junto à regente e professora Bruna Benevenutti.
A Banda São Pedro participa de todos os desfiles desde a primeira Oktoberfest, em 1984. Com muito orgulho, leva o nome da cidade de Gaspar e representa a nossa cultura no evento. Os alunos esperam ansiosos pelos desfiles. Neste ano, alguns desfilam pela primeira vez.
Rua XV de Novembro:
5 de outubro, quarta-feira, às 19h
8 de outubro, sábado, às 16h
12 de outubro, quarta-feira, às 16h
15 de outubro, sábado, às 16h
19 de outubro, quarta-feira, às 19h30
22 de outubro, sábado, às 16h
Vila Itoupava:
09 de outubro, domingo, às 10h
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).