Hércules Vargas, 56 anos, técnico em Enfermagem do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Profissional na área da Saúde desde 1983, ele está na linha de frente do combate ao Covid-19 em Gaspar. No trabalho, faz plantões devidamente paramentado com máscara, óculos, viseira, luvas, aventais e sapatos de proteção. Há quase um mês, não vê a família para resguardá-la de uma possível transmissão da doença. Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador. Confira o depoimento de um dos inúmeros profissionais que são peça fundamental em nossas vidas diante da pandemia.
“Minha rotina mudou no dia 6 de abril, uma segunda-feira. Desde então, estou distante da minha mãe, de 75 anos, irmãos e demais membros da famílias. Também não vejo meus amigos e pessoas do meu convívio fora do trabalho. Atualmente, moro em uma casa na divisa entre Gaspar e Ilhota, com três cachorros. Eu cuido deles e eles de mim.
A força vem dos colegas da área. Nós nos preparamos para essa situação há meses, pois sabíamos que o momento chegaria. Agora, temos consciência de que ainda vai piorar e muito. Temos que dar atenção aos pacientes, mas também somos seres humanos, todos frágeis. O contágio é respiratório e precisamos trabalhar blindados o tempo inteiro.
No hospital, é delicado tirarmos um tempo para ir ao banheiro ou para comer. O pior ainda é se afastar de quem tanto amamos. Mas lá em 1983 foi feito um juramento [em sua formatura]. E estamos aqui, firmes. Temos a Maria Gil [gerente de enfermagem no Hospital de Gaspar], que é a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa para administrar tudo isso. Deus colocou, nesse momento, as pessoas certas para enfrentar o problema.
Se puder, não saia de casa. Deixe que pessoas jovens e que não tenham comorbidades saiam para trabalhar, mas sempre com proteção, claro. Assim, ajuda a evitar muitos transtornos. É uma luta de todos! O distanciamento social é nossa maior defesa. Fico apavorado em ver, nos fins de semana de sol, as pessoas em massa descendo ao litoral. Muitos não levam a sério. Infelizmente, a conta virá...”
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).