Sorrindo com os olhos. Assim estava a técnica em enfermagem Elisa Regina Heinick. Ela foi a primeira pessoa a receber a vacina contra o coronavírus em Gaspar.
A aplicação da primeira dose foi feita pela Diretora Geral de Vigilância em Saúde, Jiceli Petró, e aconteceu no final da tarde desta terça-feira, dia 19 de janeiro, no Centro de Triagem do Ginásio João dos Santos. Logo após Elisa, outros 11 profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia foram imunizados.
Elisa Regina Heinick tem 45 anos e trabalha no Centro de Triagem desde o início da pandemia. Ela atua como técnica em enfermagem há 16 anos e, há sete, atua na rede pública de Gaspar.
Casada, tem dois filhos: um menino de 12 e uma menina de 10. Os três possuem doenças crônicas e fazem parte do grupo de risco.
O dia 19 de janeiro de 2021 vai ficar para sempre marcado na história de Gaspar. Isso é o que afirmou o prefeito Kleber Wan-Dall durante a solenidade que marcou o início da vacinação em Gaspar. “Esse, com certeza, é um momento de alegria no meio dessa guerra contra o coronavírus. É um novo capítulo na pandemia, onde começamos a virar o jogo”.
Wan-Dall participou do momento ao lado do vice, Marcelo Brick; e da secretária de Saúde de Gaspar, Silvania dos Santos.
340 doses da vacina Coronavac chegaram em Gaspar na tarde desta terça-feira, dia 19 de janeiro. A quantidade será responsável pela primeira dose da imunização em 340 pessoas. A previsão é de que a segunda dose do grupo vacinado seja recebida em cerca de 14 dias.
Neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais que atuam no Centro de Triagem, na UTI que trata casos de Covid-19, no Samu, aqueles que aplicam as vacinas e também idosos que estão em instituições de longa permanência (asilos). O critério de escolha é baseado no Plano Nacional de Imunização.
A partir de quarta-feira, dia 20, os demais profissionais que vão receber a primeira dose da vacina começam a ser imunizados. A vacinação ocorre conforme a escala de trabalho dos profissionais e a previsão é de que em quatro dias todos os 340 estejam vacinados.
Conforme protocolo estabelecido no Plano Nacional de Imunização, a população será vacinada conforme divisão de quatro fases:
- Primeira fase: Trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e indígenas. Em Gaspar, o grupo representa um total de 3.204 pessoas.
- Segunda fase: 8.994 idosos com idade entre 60 e 74.
- Terceira fase: 5.959 pessoas com comorbidades especificadas pelo Plano Nacional de Imunização.
- Quarta fase: 687 professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.
No total, Gaspar possui 18.844 pessoas que fazem parte dos grupos que devem receber a vacina antes da população em geral. Para atender esta quantidade de pessoas, serão necessárias 37.688 doses da vacina (que correspondem a primeira e segunda dose).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).