O surfista que levou uma mordida no pé em Navegantes pode ter sido vítima de um tubarão mangona. Isso é o que diz o oceanógrafo e professor Jules Soto, que analisou a imagem do ferimento e identificou características de perfurações por dentes na parte superior e interior do pé.
O Corpo de Bombeiros foi acionado no domingo, dia 24 de janeiro, para socorrer um surfista que havia sido mordido por um animal marinho não identificado. O caso aconteceu na praia de Navegantes.
A vítima é um homem de 43 anos. No momento do acidente, ele estava em cima da prancha de surfe e sentiu uma mordida no pé. Ele conseguiu subir na prancha e nadou até a faixa de areia, onde recebeu os primeiros atendimentos dos guarda vidas. Em seguida, os bombeiros chegaram e ele foi levado ao hospital consciente e com os sinais vitais estáveis. “Ninguém viu o animal, então não temos como afirmar ou descartar. Ressalto que foi uma ocorrência pontual e que não temos registro desse tipo de atendimento em Navegantes. No litoral de Santa Catarina, existem algumas espécies comuns, como cação, tubarão anjo e tubarão mangona. Porém, nesse caso, não é possível afirmar de qual animal marinho se trata”, disse a assessoria do Corpo de Bombeiros.
Professor da Universidade Estadual Paulista, Otto Gadig é especialista em tubarões e também analisou a imagem do ferimento. Ele também constatou marcas compatíveis com mordida de tubarão, mas afirmou que não há motivo para que os banhistas se preocupem. “Não vejo o caso como motivo de preocupação aos frequentadores da área. Algumas espécies se tubarões são comuns em Santa Catarina. No verão, algumas espécies se aproximam mais da costa, o que aumenta as chances de encontros com humanos. Ataques são extremamente raros e, a menos que isso se repita em curto prazo, nada de anormal no ocorrido”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).