Sinalização oculta: Placas são encobertas pelo mato na BR-470 - Jornal Cruzeiro do Vale

Sinalização oculta: Placas são encobertas pelo mato na BR-470

25/04/2014

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Os mais de 73 quilômetros da BR-470, ainda em fase de início de uma lenta duplicação, desde Navegantes até o acesso a Indaial, apresentam problemas de má sinalização de trânsito, com matagais cobrindo diferentes tipos de placas e também ranhuras que dificultam a leitura do aviso especificado. ?A sinalização encoberta, principalmente nos finais de retas e nas curvas, prejudica muito aspectos de direção defensiva em uma estrada tão perigosa quanto a BR-470?, afirma Rivaldo Neves, motorista de uma transportadora de Joinville que transita pelos trechos da rodovia pelo menos uma vez por semana.

Depois de percorrer 10 quilômetros no subtrecho que compreende o trevo de acesso a Gaspar e a entrada do Belchior Central, é possível notar 12 das mais de 25 placas de sinalização de trânsito com algum problema para a visualização. Um dos destaques negativos é para uma placa de regulamentação de ?proibido ultrapassar?, encoberta por mato à beira da rodovia. Outra placa que chama a atenção é uma indicativa da cor verde, com o aviso ?início da terceira pista a 300 metros?, fixada com ranhuras que dificultam a visualização. Algumas placas azuis de serviços auxiliares, como informação de quilometragem da estrada, e placas educativas, da cor branca, também estão encobertas pelo mato.

Variações

Das placas com dificuldade de visualização identificadas pela reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale, as amarelas indicando situações de advertência, e as azuis, de serviços auxiliares, como indicação de quilometragem da pista, foram as que apresentaram maiores problemas para os motoristas que percorrem o trecho.

Elaboradas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, e segundo as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, o sistema de sinalização é padronizado em cores e assuntos. No trajeto da BR-470, é possível vê-las na maioria das cores e temas. Elas vão desde as vermelhas, de regulamentação, laranja, de sinalização de obras, amarelas, de advertência, verde, as chamadas indicativas, brancas, as educativas, azul, de serviços auxiliares, além da cor bege, não vista neste trecho da rodovia federal, que traz avisos de atrações turísticas. ?O mais importante das placas de sinalização é elas estarem em lugares estratégicos e visíveis para leitura?, cobra o motorista Rivaldo, de apenas 20 anos, que começou a dirigir caminhões pelas estradas catarinenses há pouco mais de um ano.

BR-470: tensão e atenção

escolhida5MD.jpgNeste mês de abril, uma série de acidentes tem chocado as comunidades de Gaspar e região. No trecho entre Gaspar e Ilhota foram registrados acidentes que ceifaram nada menos que sete vidas. A tragédia que mais impactou ocorreu por volta das 9h do dia 11, no km 41 da rodovia, próximo ao Restaurante La Terra, quando Anselmo Reinert, 60 anos, que dirigia um utilitário com placas de Blumenau, Rubens José Fachini, 77 anos, que conduzia um Vectra com placas de Brusque, e Félix Alexandre Goedel, 40 anos, que dirigia uma carreta basculante, com placas de Pomerode, foram as vítimas fatais do acidente. Gilmar Antônio Rocha, 46 anos, que dirigia o caminhão de leite da empresa Tirol, com placas de Joaçaba, sobreviveu ao acidente. ?Devido à tensão que tem provocado, dirigir nesta rodovia requer mais do que nunca atenção redobrada, como respeitar o limite de velocidade e não ultrapassar em lugares não permitidos?, observa Antônio Carlos Stanislau, chefe da 4ª Delegacia Regional em Itajaí.

Dnit admite problema e inicia manutenção

fotopg9abre2colorMD.jpgO supervisor Elifas Levi Nolasco Marques, da base de Rio do Sul do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, reconhece que há sim problemas de manutenção e limpeza e necessidade de troca de placas de sinalização em trechos que compreendem não somente Gaspar, mas também Blumenau e Navegantes. ?Nesta semana iniciamos um trabalho de roçagem e de mapeamento para os devidos consertos ou trocas de placas. Temos mapeado em nossa administração manutenções mais constantes das placas de sinalização de trânsito?, avisa o engenheiro.

Segundo dados da 4ª Delegacia Regional em Itajaí, órgão ligado à Polícia Rodoviária Federal, em todo trecho que compreende a BR-470, de janeiro a meados de abril deste ano houve um número considerável de ocorrências de desobediência à sinalização, falta de atenção ao volante e o fato de não guardar a distância devida de segurança de um veículo para o outro. Com essas descrições apontadas como causa do acidente houve 62 casos enumerados em todos os trechos, sendo que um resultou em uma morte. ?É preciso haver de fato uma atenção do Dnit na adequação do Código de Trânsito Brasileiro, CTB, e segundo as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, quanto às placas de sinalização de trânsito, fazendo a devida manutenção e dando todo aparato possível para os motoristas dirigirem com a total segurança e ciência quanto ao que diz as placas?, destaca o chefe da 4ª Delegacia Regional em Itajaí, Antonio Carlos Stanislau.


 

Comentários

Alessandro
26/04/2014 17:15
Não é somente a 470 que merece atenção. A Jorge Lacerda está no mesmo estado. Lamentável e vergonhoso. Eu viajo constantemente pela Jorge Lacerda, SC-412, vejo cada absurdo por parte dos motoristas. Eu viajando à 85Km/h e passa umas 'naves' a mais de 150 Km/h. Mas como eu sei disso? Basta entender de física e aceleração. Coisas que aprendi no segundo grau. Pois após 5 segundo que o carro me ultrapassa, já está muito longe e mal consigo acompanhar. Ah, 90% dos condutores não respeitam a fiscalização e fazem ultrapassagens em locais proibidos. Tem trechos com muitos buracos. Aliás, é uma vergonha a quantidade de buracos na pista. Fora trechos que possui curvas perigosas e mal iluminadas. Já disse uma vez que fiscalização é necessária sempre. Pois vejo que tem um monte de malandro que só desacelera quando passa no posto da PM. Monte de malandro que só pensam em correr e desobedecer as leis de trânsito. Devia ter fiscalização todos dias e principalmente nas retas à noite. Bem, garanto que isso nunca vai acontecer. E dizem que o Brasil é um país de pessoas boas.

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