As aulas da Rede Municipal de ensino serão retomadas amanhã, quarta-feira. A decisão é válida para todas as escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil do município, com exceção do CDI do bairro Belchior, que segue interditado pela Defesa Civil devido às destruições ocasionadas pelos eventos registrados na última semana. Além das escolas, diversos outros serviços na cidade já começam a retornar à normalidade.
A secretária de Educação, Lucia Helena Teixeira, explica que todos os alunos com média igual ou superior a 5 e freqüência igual ou superior a 75% serão aprovados, de acordo com determinação da Secretaria de Estado da Educação. "Então eles poderão ir até as escolas se já quiserem pegar seus boletins".
Nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, os alunos que não atingiram a média terão aulas de recapitulação do conteúdo e a realização dos exames acontece nos dias 8, 9 e 10. "As escolas entrarão em contato com todos os alunos para informar os procedimentos das provas", acrescenta a secretária.
Nas comunidades onde as escolas não podem ser utilizadas, um veículo da Prefeitura irá levar uma equipe de profissionais que aplicarão a prova em um local pré-determinado. No dia 11 serão realizados os conselhos de classe e no dia 12 o ano letivo será oficialmente encerrado.
Confira as informações atualizadas ontem, segunda-feira, sobre os principais serviços que voltam a ser normalizados na cidade.
Ônibus
Viação Verde Vale
A partir de ontem, segunda-feira, os horários da empresa voltaram à normalidade. As únicas exceções são para as localidades de Minas, Ilhota e Baú, onde a única linha em operação funciona a partir do Baú Central.
De acordo com informações da Viação Verde Vale, as viagens estão acontecendo, porém o percurso pode ter atrasos de 30 minutos até 2 horas. O trajeto na Rodovia Ivo Silveira está com cerca de seis deslizamentos, locais onde o tráfego acontece em meia pista. Na Avenida das Comunidades a situação é a mesma, fato que atrasa o cumprimento dos horários das linhas.
Auto Viação do Vale
No último sábado, 29, todas as linhas de ônibus da empresa foram canceladas, com exceção da Linha do Trabalhador, pois o registro de novos temporais aumentou o perigo nas estrada e o tráfego dos ônibus em áreas perigosas. Um ônibus ficou atolado num bairro do interior da cidade.
Devido a obras na Avenida das Comunidades, o tráfego segue em meia pista e as linhas registram atrasos de até 1 hora.
A linha do Trabalhador continua normalmente. Já as outras linhas, estão sendo liberadas dentro das condições de trafegabilidade das estradas.
Eletricidade
A recuperação emergencial do sistema elétrico de Alta Tensão da Celesc, atingido pelas chuvas e deslizamentos, prossegue de forma gradual. Em muitas unidades consumidoras ainda não há eletricidade, pois o sistema de Baixa Tensão está comprometido por dano às instalações residenciais.
Em Gaspar, onde 1.143 unidades permaneciam sem energia no início da manhã de ontem, segunda-feira, a Celesc busca alternativas para reparar a rede, pois não tem acesso ao bairro Belchior. A Celesc alerta que a recomposição do sistema está sendo realizada em caráter emergencial, podendo haver problemas intermitentes no abastecimento.
Água
O abastecimento de água ainda não foi completamente restaurado e deverá se normalizar nos próximos dias. Os principais problemas de abastecimento da população estão localizados nos bairros Belchior Baixo, Central e Alto, onde a Estação de Tratamento segue desligada, pois devido à queda de barreiras não há como fazer a captação da água.
Na Margem Esquerda, onde foram registrados vazamentos nos últimos dias, a tubulação já foi restaurada e a população já dispõem de água potável.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).