Gaspar realiza nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, mais um encontro do Grupo Terapêutico para famílias de crianças e adolescentes autistas. Ele será no auditório do Projeto Integrar, no Centro de Gaspar, a partir das 19h.
O encontro é promovido pela Secretaria de Saúde de Gaspar e aberto ao público. Seu principal objetivo é acolher e informar as famílias. O bate-papo é conduzido por uma psicóloga, que troca informações com os familiares. “Nossas crianças já recebem atendimento multidisciplinar. Mas os profissionais começaram a receber muitas dúvidas e relatos de dificuldades sobre o comportamento e como lidar com uma pessoa autista. Então, através dessa necessidade, criamos o grupo de apoio”, diz a psicóloga Akemi Higashi.
O Grupo Terapêutico se reúne a cada 15 dias, sempre às segundas-feiras. “O grupo é um local de acolhimento do sofrimento desses pais. A gente não julga, não aponta o dedo. A intenção é escutar, acolher e trabalhar juntos para tentar resolver a questão abordada. Os pais saem dos encontros transformados”.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, e não uma doença, caracterizado por alterações significativas de comunicação, interação social e de comportamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo. Isso representaria cerca de 70 milhões de autistas em todo o mundo; 2 milhões somente no Brasil.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).