Secretaria de Saúde prepara vacinação contra doenças respiratórias - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretaria de Saúde prepara vacinação contra doenças respiratórias

01/03/2010

Cerca de 1500 crianças gasparenses aguardam para receber a vacina anti-pneumocócica 10 valente, que previne uma série de doenças infecciosas respiratórias. As vacinas são direcionadas a crianças com até um ano de idade, mas neste ano, excepcionalmente, aquelas que possuem de um a dois anos também deverão recebê-las. Os pais de crianças que estão nesta faixa etária devem ficar atentos à divulgação do início da vacinação, que estava prevista para iniciar nesta segunda-feira, 1º de março, mas teve um pequeno atraso. Agentes de saúde passarão de casa em casa avisando a data do início da vacinação.

Por ser um medicamento caro, antes a vacina anti-pneumocócica 10 valente era oferecida apenas em clínicas particulares, porém, agora é estendida ao restante da população através do Sistema Único de Saúde. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Angelita Wisbek, foi informada que as doses chegaram à Gerência Regional de Saúde de Blumenau na última sexta-feira, 26 de fevereiro, portanto, Angelita acredita que logo as vacinas devem chegar a Gaspar e por isso alerta que é necessário que todos os pais se conscientizem da importância deste medicamento para seus filhos.

Angelita ressalta que esta não é uma campanha de vacinação, como a feita para a Influenza A, mas sim uma vacinação que entrará na rotina dos postos de saúde. Portanto, não é preciso correr para ser atendido logo no primeiro dia, pois a população tem até o fim do ano para vacinar suas crianças, que dependendo da idade poderão receber até três doses, mais um reforço.

 

Investimento

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde prevê um investimento de R$400 milhões de reais somente nesta vacina. Segundo informações do site do Ministério, quando oferecida em clínicas particulares, o valor chegava a R$500 por criança, e a partir deste ano ela passa a fazer parte do Programa, tornando-se acessível a todos pelo SUS. Esta ação deverá reduzir o índice de mortalidade infantil, já que, ainda conforme o site, cerca de dez mil crianças morrem todo o ano devido às doenças combatidas por este imunizante: meningite bacteriana, pneumonia e otite média aguda, todas elas causadas pela bactéria pneumococos. A FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) tem como meta entregar a cada ano 13,1 milhões de doses da vacina, o suficiente para que os 3,2 milhões de bebês que nascem a cada ano estejam protegidos.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.