Mais de cem pessoas já participaram da capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde para as pessoas que atuam com a manipulação de alimentos na cidade.
A capacitação teve início em janeiro deste ano e segue por tempo indeterminado, até que todos os profissionais da área recebam as orientações necessárias para atuar com a manipulação de alimentos. Luiz Carlos Venske, técnico em Vigilância Sanitária, revela que a estimativa é de que cerca de duas mil pessoas atuem na área. "Todos os anos estes profissionais precisam renovar sua carteira de saúde, documento obrigatório para atuar neste setor, assim, estamos aproveitando a procura pelos exames para renovar a carteira e realizando a capacitação", explica.
A palestra é gratuita e acontece todas as quartas-feiras, na sede da Secretaria de Saúde, e aborda temas como o que é contaminação de alimentos, quais os níveis de contaminação, a qualidade e a origem dos alimentos, higienização de alimentos, estrutura necessária em uma cozinha, entre outros assuntos.
Participam da capacitação todos os profissionais ligados à manipulação de alimentos, que são desde repositores de supermercados, até cozinheiras, merendeiras, produtores de alimentos agrícolas, entre outros profissionais.
Exame
Luiz explica que todos os anos estes profissionais passavam por exames de saúde que sempre davam negativo para qualquer tipo de doença, porém, conforme lembra o especialista, a pessoa pode fazer o exame e se contaminar horas após. "Por isso decidimos mudar o sistema, agora os profissionais vêm à Secretaria, assistem à palestra e depois passam por uma avaliação médica. Assim garantimos que estes profissionais estão verdadeiramente preparados para atuarem em nossa cidade", explica.
Serviço:
Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas junto à Secretaria de Saúde do Município ou através do telefone 3332-2020.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).