O domingo, dia 22, foi de muito trabalho e mobilização para moradores dos bairros Coloninha, Sertão Verde, Figueira e Bela Vista. Após a intensa chuva registrada em todo o Vale do Itajaí na noite de sábado, 21, e madrugada de domingo, as primeiras localidades de Gaspar começavam a sofrer com os pontos de alagamento. De acordo com a coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni, logo no início de domingo, os primeiros alagamentos começavam a ser registrados nos bairros Coloninha e Sertão Verde. Poucas horas depois, ruas do Bela Vista e Figueira também começavam a sofrer com pontos alagados. ?Também tivemos registros de deslizamentos, que acabaram interditando algumas estradas do município?, destaca Mari Inez. Os deslizamentos ocorreram no Bela Vista, Santa Terezinha, Bateias, Gaspar Alto e Macuco. Dois destes deslizamentos, nos bairros Bela Vista e Bateias, acabaram atingindo residências, mas ninguém ficou ferido.
Abrigos
Aproximadamente 20 famílias, totalizando mais de 80 pessoas, foram levadas aos abrigos cedidos do município no domingo. Na manhã de segunda-feira, 23, algumas destas famílias já começavam a voltar para casa. No final deste dia, segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski, 14 famílias, cerca de 60 pessoas, ainda estavam instaladas em sete abrigos. Entre os abrigados estavam moradores dos bairros Lagoa, Bela Vista, Figueira, Coloninha, Gasparinho e Sertão Verde. ?Estamos fazendo o possível para que elas voltem para casa ainda nesta noite ou já na terça-feira?, explica.
Sertão Verde: O bairro foi o primeiro a registrar pontos de alagamento neste domingo, 22, e foi considerada a localidade mais crítica do município. Diversas famílias precisaram deixar suas residências para ir aos abrigos disponibilizados pela cidade. Nesta segunda-feira, a rua principal do bairro ainda estava alagada.
Figueira: No bairro Figueira, foram registradas oito ruas com alagamentos e cerca de 40 casas foram atingidas, segundo informações da Associação de Moradores. Na manhã desta segunda-feira, ainda havia alagamentos nas ruas Olga Sabel, Rio do Sul, Manoel Bernardes da Silva e Olga Bohn, onde as águas do ribeirão teriam represado. Algumas famílias do bairro ainda permaneciam em abrigos durante este dia.
Bela Vista: No bairro Bela Vista, a segunda-feira, 23, amanheceu ainda com alagamentos nas ruas Brasília, Amazonas e João José Schmitz. Além dos pontos de alagamento, foi registrado um deslizamento, que atingiu uma casa, no sábado, 21, Na rua Henrique Hostert. O Bela Vista foi considerado pela Prefeitura de Gaspar um dos bairros mais atingidos da cidade.
Coloninha: Diversos pontos de alagamento também foram registrados no bairro, na tarde de domingo. As ruas Maestro Egon Boh e fundos da rua Frei Canísio foram os locais mais atingidos.
Confira a cobertura completa da enchente em Gaspar AQUI.
Edição 1526
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).