O silêncio dos corredores do Hospital de Gaspar em breve dará lugar ao som das gargalhadas provocadas pelos voluntários que atuam junto ao Projeto Sorriso, uma iniciativa que visa levar alegria a pacientes de diferentes hospitais da região através da visita dos chamados "médicos besteirólogos".
Neste ano, quando o projeto completa cinco anos de atividades, o grupo abre processo de seleção para voluntários interessados em atuar em Gaspar, colaborando para os parâmetros de qualidade do atendimento e humanização preconizados pelo novo hospital. De acordo com a diretora de Gaspar, Flávia da Silva, não há limite de vagas e qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos é convidada a participar.
Ela destaca que o projeto qualquer um que queira fazer a diferença e que tenha disponibilidade de estar presente por 2h, uma vez por semana, pode participar. Os voluntários poderão atuar em Gaspar, Blumenau ou Pomerode.
Após o candidato entrar no site e preencher a ficha de cadastro, os coordenadores entram em contato com os interessados para divulgar a data em que serão feitas as entrevistas. Após a seleção, o PS desenvolverá oficinas de preparo e treinamento dos novos voluntários. Atualmente dois gasparenses integram o grupo que busca no riso uma terapia complementar para a melhoria da saúde dos pacientes.
Flávia conta que dentre as histórias que mais marcaram sua vida durante a atuação do projeto estão a de pacientes que não se alimentavam e que com as visitas semanais do grupo começaram a comer, além de pacientes que disseram ganhar mais um dia de vida com as visitas e outros terminais que riam com o grupo. "Realizar uma atividade social como esta não tem preço. Levar sensibilidade para um ambiente muitas vezes hostil ao riso e inóspito de alegria, onde um sorriso é uma vitória sublime e a gera melhora orgânica do paciente", avalia.
Trabalhos
Uma das personagens do projeto é a vovó contadora de histórias. "É uma voluntária caracterizada de vovó que conta histórias aos pacientes da ala pediátrica, levando-os para outra realidade, fazendo com que esqueçam temporariamente sua dor, doença e trazendo a alegria ao ambiente hospitalar", explica Flávia.
Além da vovó, visitas à Renal Vida também buscam levar aos pacientes em diálise momentos melhores. O asilo de Pomerode também é contemplado com as visitas da trupe.
O Projeto Sorriso possui ainda uma célula de expansão para o oeste catarinense, nas cidades de Chapecó e Xanxerê, que realiza atividades em hospitais da região.
Voluntariado
Para fazer parte da equipe, basta preencher o formulário disponível no site www.projetosorriso.net e aguardar pela confirmação da equipe, informando a data da entrevista.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).