Projeto realiza desejos de pacientes internados no Hospital Santa Isabel - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto realiza desejos de pacientes internados no Hospital Santa Isabel

19/06/2020
Projeto realiza desejos de pacientes internados no Hospital Santa Isabel

Construir um elo de compaixão e empatia entre pacientes e profissionais da área da saúde através de um atendimento humanizado. Esse é um dos principais objetivos do projeto ‘O que importa para você?’, colocado em prática com os pacientes internados na UTI, enfermarias ou Pronto Socorro do Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

A iniciativa é simples: atende às vontades dos doentes internados pelo SUS ou por convênio. Com pedidos que giram em torno de um banho de sol, se alimentar com pizza, ouvir a música da sua preferência ou matar a saudade do animalzinho de estimação, atender aos desejos se tornam tarefas simples para quem executa e gigantesca para quem é contemplado.

Em meio à pandemia

Iniciado em 2016 no Hospital Santa Isabel, o projeto já realizou mais de 700 ações. Nesses quatro anos, já organizou festas de aniversário, jantares românticos, tardes de cinema, visitas surpresas e até apresentações da banda do exército. Porém, por conta da pandemia do novo coronavírus, as boas ações precisaram ser adaptadas à nova realidade.

Com o contato físico restrito por questão de segurança, os pacientes estão preenchendo seus horários de visita de um jeito diferente. Conforme conta a gerente assistencial da unidade de saúde, Márcia Regina Fidauza, um novo planejamento foi colocado em prática para aproximar os pacientes de seus familiares. “Eles gravaram vídeos de até um minuto para falar o que está em seus corações e mostramos no horário de visitas. Também demos a possibilidade de escreverem mensagens, que foram impressas e levadas até os destinatários”.

Além da importância do contato entre paciente e familiar, a aproximação de paciente com paciente também é levada em conta. Através de uma dinâmica, pacientes compartilharam suas histórias uns com os outros. “Assim, um dá força para o outro”, resume Márcia.

Impacto

As ações que envolvem o projeto ‘O que importa para você?’ geram um impacto muito grande na vida do paciente. “Ao acolher e valorizar os sentimentos, sensibilidades e o que faz o paciente sentir-se bem, estabelece-se uma relação de altruísmo, aonde a equipe passa a conhecer e fazer parte de um pouco da vivência do paciente e sua família”, diz a psicóloga hospitalar Jaqueline Franzmann Zachow, afirmando que os atos fortalecem suas confiabilidades e seguranças e diminuem os sentimentos angustiantes.

Mas, não são somente os pacientes os beneficiados com os impactos do programa. Os profissionais que lidam com as ações se sensibilizam de uma maneira muito pessoa. “O sentimento de gratificação e os reflexos emocionais proporcionam ao colaborador fazer parte da individualidade, transcender e ampliar as compreensões e estímulos emocionais e dolorosos que acarretam a realização dos manejos e cuidados assistenciais e terapêuticos. Realizar o que importa é ouvir e acolher com sentimentos nobres”.

Casos marcantes

Paciente internado na UTI pediu para acompanhar a formatura do filho. A equipe Multidisciplinar do hospital o levou em uma ambulância especial. No local, a organização da cerimônia reservou um camarote privativo.

 

 

Pai não tinha condições de acompanhar a filha na formatura. Para não deixar a data passar em branco, a jovem foi ao encontro do pai na UTI e, vestindo a beca, tirou as fotos com ele.

O projeto

O movimento ‘O que importa para você?’ foi criado em 2010, na Escócia, e já contempla diversos países. No Brasil, as ações do projeto chegaram seis anos depois, por meio da Associação Congregação de Santa Catarina, responsável por dar visibilidade à iniciativa por toda América Latina e leva-la ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

 

Fotos: Gabriel Silva/ Comunicação HSI
Edição 1956

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.