Os secretários municipais poderão ter 17 novos assessores ainda neste semestre. A contratação dos profissionais, em cargo comissionado, está prevista no Projeto de Lei 11/2010, que cria novos cargos comissionados no governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. O projeto foi aprovado em primeira votação na semana passada e vai à segunda apreciação dos vereadores na sessão da Câmara desta terça-feira, 23.
A expectativa dos administradores municipais é de que os mesmos vereadores que foram favoráveis ao projeto na semana passada voltem a aprová-lo nesta terça-feira. A contratação dos assessores, conforme justificativa oferecida pelo prefeito Celso Zuchi em entrevista ao Jornal Cruzeiro do Vale no início deste ano, visa agilizar e facilitar os trabalhos das Secretarias municipais.
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar, Sintraspug, já se posicionou contra o projeto e alega, através de seu presidente Sergio Almeida, que os cargos poderiam ser ocupados por profissionais concursados, aprovados na seleção realizada em 2008 e que agradam ser chamados para atuar no Poder Público.
"Se não tem dinheiro para aumentar o reajuste dos servidores, que está em negociação, qual a razão para a administração municipal contratar mais assessores?", questiona Almeida.
Segundo os cálculos do Sintraspug, se os 17 comissionados forem contratados, a Prefeitura vai gastar por ano em torno de R$ 800 mil.
Projeto
De acordo com o Projeto, os assessores contratados deverão atuar nas secretarias, diretorias e autarquias da cidade, além da Superintendência do bairro Belchior. Antes de ser votado na sessão da semana passada, o projeto foi dividido em dois. O primeiro previa a criação de uma Superintendência no bairro Belchior e foi aprovado por unanimidade.
O segundo, referente à criação das vagas, não foi consenso entre os vereadores, com votos favoráveis de José Amarildo Rampelotti, Antônio Dalsóchio, Jorge Luiz Wiltuschinig, Hilário Melato, Raul Schiller e Luis Carlos Spengler Filho. O presidente da Câmara, Kleber Wan-Dall, não vota. Os vereadores Rodrigo Boeing Althoff, Raul Schiller e Joceli Campos Lucinda votaram contra.
Votaram a favor
Votaram contra
*Kleber Edson Wan Dall (PMDB), presidente da casa, não vota.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).