Profissionais se adaptam para voltar a atender os clientes - Jornal Cruzeiro do Vale

Profissionais se adaptam para voltar a atender os clientes

06/04/2020

Enquanto os lojistas aguardam ansiosos o fim do decreto que proíbe a abertura de lojas devido à pandemia de coronavírus, alguns segmentos estão sendo, aos poucos, autorizados a voltar com os atendimentos.

Terapeutas, assistentes sociais, educadores físicos, cabeleireiros, barbeiros, manicures, depiladores, massagistas, podólogos, advogados, contadores, administradores, jardineiros, cozinheiros, limpadores de piscina, faxineiros, empregados domésticos, borracheiros, vendedores de carro e encanadores são alguns exemplos de trabalhadores que já estão autorizados a atuar em todo o estado.

Porém, ainda não é possível usar a frase máxima que afirma “atendendo normalmente”. Isso porque os ambientes estão com controle rigoroso de ocupação; máscaras estão fazendo parte do uniforme de profissionais de diversas áreas de atuação; e o álcool em gel, que antes era encontrado apenas na despensa, agora está em cima de todos os balcões.

Chegou a hora de recomeçar e de se reinventar. Com cuidados redobrados, confira as medidas adotadas por alguns profissionais de Gaspar para retomar os atendimentos:

Fisioterapeuta

A fisioterapeuta Gisele Soares, que dá aula de pilates no Centro, está intensificando a higienização de cada equipamento após o uso. Além disso, a quantidade de pessoas por turma foi reduzida. “O atendimento antes era para até três pessoas e agora está sendo individualizado. E antes da aula começar, meço a temperatura dos pacientes com um termômetro digital”. Além disso, Gisele recomenda que cada alugo leve sua garrafinha de água.

Barbeiro

David de Campos Almeida Junior tem uma barbearia no bairro Sete de Setembro, também retornou às atividades na segunda, dia 6, e se adaptou à nova realidade: deixou de lado o atendimento por ordem de chegada e adotou o corte de cabelo e barba mediante hora marcada. Para ele, é importante seguir as recomendações. “Além de lavar sempre as mãos com água e sabão, optei em receber um cliente por vez. Eles têm álcool em gel à disposição. Também mantenho à risca a higienização dos assentos e materiais, além de usar máscaras e golas descartáveis para as capas”.

Cabelereiro

Eduardo Dayan Rodrigues é proprietário do Beauty Garden Salon. Respeitando o decreto estadual, ele precisou fechar temporariamente seu negócio. Mas, quando retornou às atividades, várias mudanças precisaram ser feitas. “Estamos felizes em poder voltar a atender à necessidade de todas. Por isso, adotamos diversos cuidados como o uso de álcool em gel, máscaras e luvas na entrada do estabelecimento para as clientes se sentirem confortáveis e seguras”. O mesmo acontece com sua equipe de colaboradores.

Esteticista 

A esteticista Cibele Hermes voltou a atender e já estabeleceu novas regras. Além dos cuidados redobrados com a limpeza da clínica Beleza Essencial, localizada no Centro de Gaspar, ela também dará um intervalo maior entre um cliente e outro.
A profissional pede que as pessoas com horário marcado não levem acompanhantes e, desta forma, evitem aglomeração em local fechado. Ela destaca que sintomáticos devem entrar em contato para prorrogar a data de atendimento, por questão de segurança.

Mecânico

Luciano Bernardi, da Auto Mecânica Lucky, já retomou os atendimentos com preocupação redobrada com clientes e funcionários. Por isso, o ‘leva e traz’ está suspenso temporariamente e cada colaborador trabalha com seu equipamento de proteção individual. “Nosso setor é um pouco diferente dos demais, já que o faturamento está diretamente ligado à produção e mão de obra. Sendo assim, não há como obter renda sem o trabalho. No comércio ou na indústria, o estoque pode ajudar nesses momentos”.

Médico

O retorno do médico ortopedista Walter Max Heinig Neto aconteceu no dia 30 de março, exclusivamente para emergências (pacientes em pós-operatório, utilizando gesso e demais urgências). Já o atendimento ao público em geral começou nesta semana. Como precaução, o doutor está agendando pacientes com espaçamento maior entre os horários, evitando que haja encontro na sala de espera. Pacientes do grupo de risco estão sendo orientados a agendar horário apenas em casos urgentes.

 

Edição 1947

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