Procon de Gaspar notifica lojas que aumentaram o valor de produtos na véspera da Black Friday - Jornal Cruzeiro do Vale

Procon de Gaspar notifica lojas que aumentaram o valor de produtos na véspera da Black Friday

26/11/2020
Procon de Gaspar notifica lojas que aumentaram o valor de produtos na véspera da Black Friday

Mais uma edição da Black Friday atrai a atenção dos consumidores gasparenses. Nesta sexta-feira, 27 de novembro, a campanha conhecida pelos grandes descontos deve movimentar a cidade Coração do Vale. Em meio à mega liquidações e ofertas irresistíveis que se arrastam também durante o final de semana, fica difícil não se interessar pela compra dos mais variados produtos. Mas, será que todas as promoções que vemos nas lojas e pela internet são, de fato, promoções?
Pensando em identificar e inibir possíveis irregularidades, o Procon de Gaspar analisou, nas últimas três semanas, os preços praticados pelas grandes lojas de eletro instaladas na cidade. Foram fiscalizados oito estabelecimentos e mais de 20 produtos, sendo o foco principal os eletrônicos de uso pessoal e doméstico.

Durante a ação de fiscalização, alguns casos suspeitos de ‘maquiar o valor da mercadoria’ foram identificados. Um dos exemplos é uma suposta oferta do celular Samsung Galaxy A01 Core. Em consultas de preços realizadas há 30 e 15 dias, o aparelho era vendido por R$1.090,00. Esta semana, porém, o aparelho subiu para R$1.289,00 e entrou para a oferta com um valor de venda de R$1.179,00 à vista.

Em todos os casos em que foram constatadas irregularidades, as lojas foram notificadas e ganharam prazo para apresentar defesa.

Thiago Fellipe Zardo Machado, superintendente do Procon, reforça a necessidade de atenção redobrada na hora de comprar durante a Black Friday. “Nesse período, é importante que o consumidor pesquise antecipadamente. Algumas empresas sobem o valor na véspera das promoções e baixam na data como se fosse uma oferta. Prática essa considerada publicidade enganosa”.

Confira algumas orientações do Procon

• Desconfie quando encontrar um produto com preço muito abaixo do mercado. Verifique os antecedentes da empresa, as reclamações, se ela possui CNPJ, endereço de contato e SAC. Depois de efetuada a compra, se você não possuir os dados mínimos de contato, não há como proceder com a abertura de reclamação no Procon.

• Tenha cuidado com os sites desconhecidos e sem procedência. Busque informações com outras pessoas e verifique se o site contém as ferramentas de segurança e certificados, se a loja virtual possui CNPJ e telefone de contato.

• Na compra de eletrônicos/eletros, é obrigação do lojista entregar o manual com instruções em Língua Portuguesa, manual de garantia e Nota Fiscal. A recomendação é de que você teste o produto antes de sair da loja para verificar o funcionamento, tendo em vista que, após retirado o produto do estabelecimento e ocorrer vício, o consumidor terá que encaminhá-lo à assistência técnica e aguardar o prazo de 30 dias.

• Exija a Nota Fiscal, pois é seu comprovante de compra e deve ficar atento às promoções.

• Se a compra não chegar ao prazo estipulado, você pode solicitar a entrega forçada da mercadoria ou aceitar outro produto e pedir o cancelamento, com a devolução da quantia paga. O fornecedor deve estipular um prazo de entrega. Contudo, para isso, você deve ter informações mínimas da loja e documentos comprobatórios da compra.

Denuncie!

Se você, consumidor, se sentir lesado e quiser denunciar falsos descontos, ligue para 3332-9539 ou envie uma mensagem para o WhatsApp 99930-3212.

 

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Edição 1979
 

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