Passados vinte dias desde que a Ponte Hercílio Deeke foi interditada para veículos pesados, nenhuma vistoria oficial foi realizada pela prefeitura, que ainda não tem prazo previsto para que as obras de recuperação do único acesso entre as duas margens do Rio Itajaí-Açu em Gaspar sejam iniciadas.
A informação foi repassada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Soly Waltrick, na tarde desta segunda-feira, 22. Ao ser questionado sobre a realização de uma vistoria na ponte Soly respondeu que sim, a prefeitura teria feito uma vistoria e teria um laudo assinado pelo engenheiro Percy Odebrecht. Porém, quando a reportagem do Cruzeiro do Vale solicitou à assessoria de imprensa um parecer sobre o laudo, foi informada de que o secretário falava de um laudo realizado em 2006 e que nenhum novo laudo teria sido elaborado até o momento.
Enquanto nada é feito, a Ponte Hercílio Deeke continua sendo vistoriada pelos agentes de trânsito, que fazem plantão na cabeceira da ponte para evitar a passagem de veículos pesados. Segundo Soly, nesta segunda-feira, inclusive, a Ditran reforçou a sinalização vertical, informando os motoristas de que o tráfego de veículos pesados sobre a ponte está impedido. Foram instaladas placas ao longo da Avenida das Comunidades, rua Hercílio Fides Zimmermann, Avenida Frei Godofredo e Avenida Francisco Mastella (SC-470).
Problemas
Segundo o secretário de Planejamento, as medidas de urgência a serem efetuadas na ponte são a regulamentação do tráfego de veículos pesados e obras de reparos a médio e longo prazo, ainda sem prazo determinado para serem executadas.
O laudo assinado pelo engenheiro Perci Odebrecht em 2006 indicou ser urgente a restauração completa das armaduras de concreto, a recuperação das vigas do trecho e pontos específicos da infraestrutura, além de outros serviços com o objetivo de evitar dilatações e eliminar as infiltrações. A última recuperação na Ponte Hercílio Deeke foi realizada logo após a grande enchente de 1983.
ENTENDA O CASO
Um laudo assinado no final de janeiro deste ano pela equipe da Defesa Civil da cidade, apontou que a cabeceira da ponte corria o risco de desabar e que uma perícia precisaria ser feita com urgência no local. O laudo foi elaborado após denúncia feita pelo Jornal Cruzeiro do Vale, no final de janeiro, e que alegava que a cabeceira da ponte estava cedendo.
A Ponte Hercílio Deeke é o único acesso que liga as duas margens do Rio Itajaí-Açu em Gaspar. Uma nova ponte vem sendo projetada pela Administração Municipal há mais de cinco anos, porém, até o momento a obra não possui previsão de início.
Caminhão passa pela ponte e não é multado
Uma leitora atenta do Jornal Cruzeiro do Vale flagrou o momento em que um caminhão pesado passava pela Ponte Hercílio Deeke na última quinta-feira, 18 de março, feriado na cidade. Segundo a leitora, três guardas estavam sentados conversando do outro lado da ponte. "Parece que só estão esperando a ponte cair para daí então fazerem alguma coisa", comenta a leitora Ivania Betiol.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).