Prefeitura não tem prazo para início da recuperação da ponte - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura não tem prazo para início da recuperação da ponte

23/03/2010

img2307MD.jpgPassados vinte dias desde que a Ponte Hercílio Deeke foi interditada para veículos pesados, nenhuma vistoria oficial foi realizada pela prefeitura, que ainda não tem prazo previsto para que as obras de recuperação do único acesso entre as duas margens do Rio Itajaí-Açu em Gaspar sejam iniciadas.

A informação foi repassada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Soly Waltrick, na tarde desta segunda-feira, 22. Ao ser questionado sobre a realização de uma vistoria na ponte Soly respondeu que sim, a prefeitura teria feito uma vistoria e teria um laudo assinado pelo engenheiro Percy Odebrecht. Porém, quando a reportagem do Cruzeiro do Vale solicitou à assessoria de imprensa um parecer sobre o laudo, foi informada de que o secretário falava de um laudo realizado em 2006 e que nenhum novo laudo teria sido elaborado até o momento.

Enquanto nada é feito, a Ponte Hercílio Deeke continua sendo vistoriada pelos agentes de trânsito, que fazem plantão na cabeceira da ponte para evitar a passagem de veículos pesados. Segundo Soly, nesta segunda-feira, inclusive, a Ditran reforçou a sinalização vertical, informando os motoristas de que o tráfego de veículos pesados sobre a ponte está impedido. Foram instaladas placas ao longo da Avenida das Comunidades, rua Hercílio Fides Zimmermann, Avenida Frei Godofredo e Avenida Francisco Mastella (SC-470).

 

 

Problemas

Segundo o secretário de Planejamento, as medidas de urgência a serem efetuadas na ponte são a regulamentação do tráfego de veículos pesados e obras de reparos a médio e longo prazo, ainda sem prazo determinado para serem executadas.

O laudo assinado pelo engenheiro Perci Odebrecht em 2006 indicou ser urgente a restauração completa das armaduras de concreto, a recuperação das vigas do trecho e pontos específicos da infraestrutura, além de outros serviços com o objetivo de evitar dilatações e eliminar as infiltrações. A última recuperação na Ponte Hercílio Deeke foi realizada logo após a grande enchente de 1983.

 

 

ENTENDA O CASO

 

No início do mês de março a prefeitura proibiu a passagem de veículos pesados sobre a Ponte Hercílio Deeke, que apresentava uma rachadura na cabeceira situada na Margem Esquerda da cidade.

Um laudo assinado no final de janeiro deste ano pela equipe da Defesa Civil da cidade, apontou que a cabeceira da ponte corria o risco de desabar e que uma perícia precisaria ser feita com urgência no local. O laudo foi elaborado após denúncia feita pelo Jornal Cruzeiro do Vale, no final de janeiro, e que alegava que a cabeceira da ponte estava cedendo.

A Ponte Hercílio Deeke é o único acesso que liga as duas margens do Rio Itajaí-Açu em Gaspar. Uma nova ponte vem sendo projetada pela Administração Municipal há mais de cinco anos, porém, até o momento a obra não possui previsão de início.

 

Caminhão passa pela ponte e não é multado

Uma leitora atenta do Jornal Cruzeiro do Vale flagrou o momento em que um caminhão pesado passava pela Ponte Hercílio Deeke na última quinta-feira, 18 de março, feriado na cidade. Segundo a leitora, três guardas estavam sentados conversando do outro lado da ponte. "Parece que só estão esperando a ponte cair para daí então fazerem alguma coisa", comenta a leitora Ivania Betiol.

 

fotopg5pequenaMD.jpg

fotopg5pequena2MD.jpg

fotopg5pequena3MD.jpg

 

fotopg5pequena5MD.jpg

Comentários

Carlinhos
23/03/2010 20:09
Gilberto urgente, o Prefeito Pedro Celso Zuchi, determinou a abertura de licitação para a compra direta em licitação de 1.000 litros de GIMO CUPIM.

Do total deste, 200 litros para imunizar o calço de madeira colocado em baixo da ponte, que apresenta indicios de comprometimento, o que pode levar a ponte a cair.

Os outros 800 litros seram dividos proporcionalemente, pelo tamanho da cara de pau dos integrantes do Partido dos Trabalhadores de Gaspar. Tem gente que já anda brigando para ter uma cota a maior, eis que madeira é mais nobre.



Samuca
23/03/2010 15:11
O Sr. Soly deixa muito a desejar no trabalho que vem realizando na prefeitura de Gaspar.
Soly, como secretário de Planejamento já vem mostrado o seu despreparo desde a candidatura anterior do PT, e pelo visto piorou mais.

Sr. Soly, na Av, das comunidades, n.50 (em frente a um banco) existe uma boca de lobo entupida desde o ano passado e até o momento não ficou resolvido, o que a secretaria de obras e planejamento estão "planejando" para resolver o caso?

Os moradores dos apartamentos do n.50 e BluCredi agradecem!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.