Gaspar não possui casos suspeitos nem confirmados do coronavírus. Porém, em reunião no domingo, dia 15 de março, representantes do executivo municipal adotaram algumas medidas de prevenção para evitar a proliferação da doença. O decreto com as recomendações entra em vigor na segunda-feira, dia 16.
Eventos e atividades públicos e privados envolvendo grupos de idosos estão canceladas. Toda a programação dos 85 anos de Gaspar (desfile de 18 de março, inaugurações e eventos) está oficialmente cancelada.
As aulas nas escolas e CDIs municipais estão mantidas. Nos educandários e demais prédios públicos, a prefeitura vai disponibilizar meios e higienização e cartazes informativos. A recomendação é de que locais com grande movimentação, como lojas, também deixem à disposição dos clientes álcool em gel, sabão e água para lavar as mãos.
O Procon vai realizar uma pesquisa de preços para acompanhar o possível aumento no valor cobrado por produtos como alimentos, máscaras e álcool em gel.
A partir do dia 18 de março, quarta-feira, a Unidade de Saúde do Centro de Gaspar será o ponto de atendimento às pessoas com problemas respiratórios.
Em caso de agravamento dos sintomas do coronavírus, o paciente deve procurar o Hospital de Gaspar. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o telefone do Ministério da aúde: 136.
Santa Catarina possui cinco casos confirmados de Coronavírus, 85 suspeitos e 39 descartados.
- Evite locais com aglomero de pessoas
- Lave as mãos com água e sabão com frequência
- Utilize álcool em gel
- Evite tocar os olhos, nariz e boca com mãos não lavadas
- Cubra a boca com um lenço de papel ao tossir e jogue ele fora em seguida
- Limpe e desinfete com frequência locais e objetos tocados com frequência
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).