O trânsito de Gaspar vai passar por mudanças nos próximos meses. O prefeito Kleber Wan-Dall reuniu a imprensa na manhã de terça-feira, dia 24 de outubro, para apresentar o Projeto de Circulação Viária para Gaspar. As mudanças atingem a região central da cidade e alguns bairros próximos. Se tudo correr dentro do previsto, as obras iniciam no início do ano que vem.
As propostas giram em torno da criação de binários com sentidos únicos de vias, desvio de tráfego pesado da área central, desvio de passagem, eliminação de semáforos e do favorecimento do surgimento do Anel de Contorno. Segundo o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, essas mudanças são significativas para os gasparenses e também para os moradores da região. “Gaspar está crescendo muito e não há um planejamento. Precisamos buscar soluções para essa questão que envolve o trânsito"
As propostas apresentadas pela Prefeitura de Gaspar são as seguintes:
- No sentido Blumenau/Brusque/Itajaí, o trânsito será desviado em ruas de mão única com faixa dupla, iniciando no Supermercado Top, na rua José Honorato Muller; passando pela rua Frei Antonino, que será alargada; Prefeito Leopoldo Schramm; José Anastácio da Silva; Leopoldo Alberto Schramm e Frei Solano, até atingir a Avenida das Comunidades.
- Na Avenida das Comunidades, a rua será em sentido único, do Centro em direção a Blumenau, a partir do viaduto, seguindo pela rua Dr. Nereu Ramos até o entroncamento com o Supermercado Top. A Avenida das Comunidades também terá sentido único em direção a Brusque, a partir do viaduto, até chegar ao entroncamento com a rua Barão do Rio Branco. Outra importante mudança é a retirada dos semáforos da via para aumentar a fluidez do trânsito.
- A partir da DL Cor, haverá um retorno com sentido ao viaduto para a esquerda, que será utilizado por quem vem dos bairros Gaspar Grande e Coloninha; e para a direita até os bairros Sete de Setembro, Avenida Francisco Mastella e Rodovia Jorge Lacerda.
- No bairro Gasparinho, o fluxo destinado ao Santa Terezinha/Bateias/Barracão, será desviado pela rua Fernando Krauss e rua Rodolfo Vieira Pamplona até atingir a rua Barão do Rio Branco, no bairro Santa Terezinha, para poder acessar a rua Frei Godofredo e rodovia Ivo Silveira.
- Já no sentindo inverso, para o condutor que vem da Rodovia Jorge Lacerda, Avenida Francisco Mastella e Brusque, pela Rodovia Ivo Silveira, na conhecida Rotatória da Paroli deverá seguir pela rua Industriário José Beduschi até alcançar a rua São José que terá o seu sentido invertido, e seguir até a rua São Pedro, onde o fluxo poderá voltar para a Avenida das Comunidades no sentido Figueira/Bela Vista.
- Antecipadamente este fluxo ainda poderá tomar a rua Augusto Beduschi que também terá sentido Avenida das Comunidades para retornar aos bairros Sete de Setembro ou Santa Terezinha, ou seguir à direita sentido bairros Coloninha, Figueira e Bela Vista.
- Outra mudança importante é na rua Coronel Aristiliano Ramos que passará a ter mão única a partir da ponte no entroncamento com a rua Itajaí, em toda sua extensão, até a rua Mário Vanzuita, que também terá sentido único em direção ao bairro Gasparinho, na rua Frei Solano, passando sob o elevado. Ainda nesta direção a rua Dr. Nereu Ramos será mão única do viaduto até o entroncamento com a rua Arnoldo Kock, para permitir a saída do Centro com o fluxo em mão única em duas faixas sentido ao Figueira e Bela Vista.
- O acesso ao bairro Margem Esquerda não poderá mais ser feito passando sob o viaduto pela rua Mario Vanzuita em direção à Ponte Hercilio Deeke. Este fluxo procedente da rua Frei Solano/rua Arnoldo Schramm, que passa defronte aos prédios Alvorada e Monte Carlo, seguirá pela Avenida das Comunidades e entrará para o Centro pela rua Doralício Garcia, seguindo pela São José. Com isso, os motoristas terão a opção de tomar a rua Coronel Aristiliano Ramos pelas ruas Irmãos Krauss, rua Auguto Beduschi e rua São Pedro sentido rua Coronel Aristiliano Ramos e Ponte Hercílio Deeke.
Até o momento, o projeto foi apresentado apenas para a imprensa, representantes das entidades de classe e para os vereadores. Nos próximos dias, as ideias serão levadas às comunidades, para que os moradores possam dar suas sugestões.
Segundo o prefeito Kleber Wan-Dall, algumas mudanças farão com que os moradores transitem por uma distância maior. Esse aumento no trajeto, porém, é justificado pela fluidez no trânsito. “O projeto está em fase de estudos. Não quer dizer que o que apresentamos agora é o que será executado. Estamos ouvindo todos os lados para chegar a um projeto final. Com as mudanças, os motoristas vão andar mais, mas não vão ficar parados no trânsito”, justifica.
Para o secretário de Planejamento Alexandre Gevaerd, é importante que Gaspar passe por essa etapa de mudanças no trânsito. “Somos uma cidade regionalmente importante e temos que fazer com que o trânsito flua. Gaspar vai para um novo tempo em termos de mobilidade. E o projeto vai contemplar não somente os moradores daqui, mas também as cidades vizinhas”.
O projeto conta ainda com uma rota de ciclistas e rota de ônibus.
Edição 1824
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