O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, viaja nesta terça-feira, 20, para um encontro com o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, na capital paulista, onde espera obter informações concretas sobre a possível saída da empresa de Gaspar.
O encontro foi agendado quase um mês após a notícia da fusão da Bunge Alimentos, de Gaspar, com a Bunge Fertilizantes, de São Paulo, e que gerou uma série de especulações sobre uma possível mudança da administração que hoje funciona em Gaspar para São Paulo.
Zuchi viaja acompanhado de uma comitiva formada por lideranças políticas e empresariais catarinenses, entre eles estão os vereadores Jorge Luis Wiltuschnig, PT, e Kleber Wan-Dall, PMDB, presidente da Casa. O secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Raimundo Mette, que representa o Governo do Estado na busca por negociações e incentivos para a permanência da multinacional no estado, também integra o grupo.
Conforme explica o prefeito, o encontro foi agendado somente agora, pois neste período a Administração Pública estava conversando com representantes da empresa sobre o assunto. ?Sempre tivemos um ótimo relacionamento com a empresa Bunge. Temos projetos na área de esportes, educação e habitação em que a Bunge é parceira com a Prefeitura. O relacionamento com a prefeitura e com nosso governo sempre foi pautado pelo respeito e pela parceria, por isso esperamos por este encontro no momento certo?, justifica.
A comitiva catarinense espera poder reverter qualquer possibilidade de saída da empresa de Santa Catarina. ?A Bunge é uma empresa bastante significativa para Gaspar e com certeza estamos nos empenhando ao máximo para que ela se mantenha na cidade. Até o momento há muita especulação, mas a informação que temos é que a empresa não vai deixar a cidade e a saída da diretoria administrativa para São Paulo faz parte de um planejamento estratégico da empresa desde 2007?, destaca Celso Zuchi.
Caso a mudança da empresa seja confirmada, Gaspar sofrerá uma redução na arrecadação municipal, que tem a Bunge como quarta maior contribuinte. Além disso, toda a movimentação que a empresa gera na região, como hotéis, restaurantes, fretes e serviços, sofrerão com a mudança para a capital paulista.
O que diz a empresa
A primeira manifestação da Bunge sobre o assunto ocorreu na última sexta-feira, 16, quando o diretor corporativo de comunicação e sustentabilidade da Bunge Brasil, Adalgiso Telles, afirmou que não há nenhuma decisão tomada quanto à possível saída da multinacional de Gaspar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).