Na última terça-feira, 29, foi assinado um termo de compromisso que estabelece metas e padrões de qualidade a ser cumpridos pelas equipes de atenção básica de saúde. A população já pode acompanhar a qualidade do serviço e o atendimento prestados pelas unidades de saúde pelo endereço http://dab.saude.gov.br. ?Queremos que a população tenha em mãos ferramentas para cobrar a qualidade do atendimento. A percepção do usuário será um dos critérios de avaliação?, afirma o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
Logo na entrada das unidades cadastradas haverá uma placa de identificação contendo lista de serviços oferecidos, horário de funcionamento, nome dos membros da equipe com a escala de cada profissional, telefone da ouvidoria do Ministério da Saúde e do município (quando houver), além das metas e padrões de qualidade assumidos.
Desde março deste ano, todas as unidades recebem a visita de uma equipe de avaliação externa. Além disso, os usuários serão questionados em suas casas sobre tempo de espera, cobertura de hipertensos e diabéticos; padrões de acesso e qualidade ao exame pré-natal; avaliação do uso e da satisfação dos usuários e o cumprimento dos requisitos do programa Bolsa Família.
Edição 1348
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).