Pesquisa indica vitória de Wan-Dall e crescimento de Rodrigo Althoff em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Pesquisa indica vitória de Wan-Dall e crescimento de Rodrigo Althoff em Gaspar

13/11/2020

Faltando poucos dias para as eleições municipais, a dupla Kleber Wan-Dall e Marcelo Brick lidera a preferência dos eleitores em Gaspar. Isso é o que mostra a segunda pesquisa contratada pelo Cruzeiro do Vale e aplicada pelo instituto Exitus Comunicação e Pesquisa.

Se os eleitores tivessem ido às urnas no dia 10 de novembro, data em que aconteceu a coleta de dados, Wan-Dall teria sido reeleito prefeito de Gaspar com um percentual de 50,67% dos votos. O número aparece no quesito ‘pesquisa estimulada’, que é quando o entrevistado se depara com um disco contendo o nome dos cinco candidatos da cidade.

Na sequência, a dupla com maior índice de aprovação é Rodrigo Althoff e Vino Schmidt, com 15,25% da preferência dos votos. Depois, com 5,68% aparece a dupla petista Amarildo Rampelotti e João Pedro Sansão.

Em quarto lugar na preferência dos votos em Gaspar está a dupla Sérgio Almeida e Rejane Ferretti, com 2,24%. E em quinto, com 1,49%, Wanderlei Knopp e Lélo Piava.

Na pergunta estimulada, 10,31% dos entrevistados disse que não votaria em nenhuma das opções e 14,35% não soube ou não respondeu.

 

Ordem de preferência dos eleitores é a mesma na pesquisa espontânea

Na modalidade espontânea, onde o entrevistado não tem acesso ao disco com o nome dos candidatos e deve falar espontaneamente em quem votaria se as eleições acontecessem naquele dia, a ordem de preferência dos candidatos se mantem a mesma. Porém, os percentuais diminuem.

Kleber Wan-Dall aparece como opção de voto de 46,04% dos entrevistados e Rodrigo Althof se mantem na segunda colocação, com 12,71%. Depois, aparece Amarildo Rampelotti com 4,33%; Sérgio Almeida com 1,49% e Wanderlei Knopp com 0,90%.

Na pergunta espontânea, 9,42% dos entrevistados disse que não votaria em ninguém e 25,11% não soube ou não respondeu a pergunta.

 

Sem brancos e nulos, levantamento de votos válidos mostra real cenário político em Gaspar

Somente os votos válidos são levados em consideração no momento do resultado final da eleição. A partir do que mostra o resultado da pesquisa estimulada e descontando o percentual dos entrevistados que informaram não votar em uma das cinco opções ou que não responderam, o candidato Kleber Wan-Dall aparece com 67,26% da intenção dos votos. Na sequência vem o candidato Rodrigo Althoff, com 20,24%.

Considerando apenas os votos válidos, Amarildo Rampelotti fica com 7,54% da preferência dos eleitores; Sérgio Almeida com 2,98%; e Wanderlei Knopp com 1,98.

 

Maioria dos eleitores está com o voto definido

A maioria dos eleitores de Gaspar já está com o voto a prefeito definido. Isso é o que mostra o levantamento quando os entrevistados ouvem a pergunta: “até o dia da eleição você poderia mudar seu voto para prefeito municipal?”.

68,16% dos entrevistados informaram estão com o voto definido e 17,19 afirmaram que ainda podem mudar. O restante, 14,65% não soube ou não respondeu.

 

 

 

Informações importantes sobre a pesquisa:

A segunda pesquisa das eleições 2020 contratada pelo Jornal Cruzeiro do Vale e aplicada pelo instituto Exitus Comunicação e Pesquisa, de Itajaí, ouviu 669 eleitores no dia 10 de novembro. A coleta de informações aconteceu de maneira proporcional nos bairros de Gaspar, conforme distribuição da população eleitoral apresentada pelo TRE/SC. Também foram respeitadas as proporcionalidades no que se refere a gênero, faixa etária, grau de instrução e renda.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral em 5 de novembro e tem número de registroSC-03476/2020. A margem de erro é de 3,84 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nota Fiscal de pagamento, amostragem por bairro e demais informações sobre o registro da pesquisa estão disponíveis no site do Tribunal superior Eleitoral.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1977
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.