Perfil: A alegria contagiante de Maria Deggau - Jornal Cruzeiro do Vale

Perfil: A alegria contagiante de Maria Deggau

16/10/2013

fotopg9abrecolorMD.jpg

Pelas paredes da casa, localizada na Margem Esquerda, estão penduradas diversas fotos. Em algumas delas, Maria Deggau está ao lado dos familiares, mas em muitas ela aparece sozinha, fazendo aquilo que melhor sabe: mostrando seu jeito alegre e divertido de ser. Basta olhar algumas fotos para perceber que o tempo só fez bem à simpática senhora de 90 anos e que apesar das perdas que sofreu nunca deixou que o sofrimento tomasse o lugar da sua contagiante felicidade.

Dona Maria nasceu no dia 9 de outubro de 1923, no bairro Margem Esquerda, em Gaspar. Filha de Amaro e Emília Müller, ela cresceu ao lado de outros cinco irmãos. Hoje, apenas ela e uma irmã mais nova estão vivas. Desde muito cedo Maria tinha que se dedicar aos serviços da casa e a cuidar de sua mãe que era doente. Por este motivo, ela conseguiu estudar somente até o 1º ano, mas afirma se arrepender de não ter tido a chance de continuar os estudos. ?Na época, nossos pais não achavam que os estudos seriam tão necessários para nós algum dia?, destaca. Na adolescência, chegou a trabalhar na empresa Círculo por algum tempo.

Quando tinha 17 anos, dona Maria conheceu uma das pessoas mais importantes de sua vida, que a ensinaria o significado da palavra amor e a ajudaria a construir uma bela e unida família. Artur Deggau e ele se encontraram pela primeira vez em uma festa de casamento. Desse momento em diante, o casal nunca mais se separou. Com um olhar carinhoso e cheio de saudades, ela lembra que durante o namoro eles se viam toda quarta-feira e finais de semana. ?Ele era muito apaixonado por mim e eu também. Éramos muito felizes juntos?.

Após quatro anos, eles se casaram e foram morar na Margem Esquerda, mesmo local em que ela vive até hoje. Artur trabalhava como marceneiro e Maria cuidava dos serviços da casa, além de costurar peças de roupas por alguns anos. Com a chegada dos filhos, ela passou a se dedicar somente à família e a casa. Há 15 anos, seu Artur partiu deixando muitas saudades e momentos felizes que serão sempre lembrados pela família. Hoje, a querida senhora vive com uma filha e uma neta.

Motivos para ser feliz todos os dias 


Ao lado de Artur, dona Maria teve oito queridos filhos. Há pouco mais de dois anos, ela teve que lidar com a perda de dois deles. ?Foram duas perdas muito tristes para toda a família e muito rápidas?. Apesar disso, ela não deixou para trás a vontade de continuar vivendo de maneira feliz. Hoje, ao lado dos seis filhos, ela consegue encontrar todo o amor necessário para continuar seguindo em frente. Além deles, seus 15 netos e cinco bisnetos também lhe proporcionam momentos alegres e divertidos todos os dias. Para ela, a união da família é o maior tesouro que poderia possuir. ?Não tem coisa melhor do que ver todos juntos rindo e se divertindo. Essa é a verdadeira felicidade?, afirma sorridente.

Disposta e com uma energia exemplar, dona Maria divide a visita que recebe de amigos e familiares com as diversas tarefas domésticas que gosta de realizar. Trabalhar na horta e cozinhar diariamente são algumas dessas tarefas, que ela faz com muito prazer. 

Edição 1532
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.