Novo secretário fala sobre os desafios da Assistência Social de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Novo secretário fala sobre os desafios da Assistência Social de Gaspar

15/01/2021

Salésio Antonio Conceição, o Nei Conceição, tem 39 anos e foi candidato a vereador pelo PP em 2020, tendo recebido 371 votos. Em junho de 2019, foi nomeado Superintendente de Trânsito, da Secretaria Municipal da Fazenda e Gestão Administrativa. Foi exonerado em 31 de Março de 2020.

Salésio assume a Secretaria de Assistência Social no segundo mandato da administração de Kleber Wan-Dall. Empresário do setor de promoção e realização de eventos (aluguel de equipamentos), fala ao Jornal Cruzeiro do Vale sobre os desafios à frente da pasta.

Cruzeiro do Vale - O que podemos esperar de sua gestão à frente da Secretaria de Assistência Social de Gaspar? Quais as prioridades para o ano de 2021?

Salésio Conceição - Estou me apropriando da situação atual da Secretaria, juntamente com os demais profissionais que já atuam no local, avaliando as situações para melhor compreender a situação. Meu compromisso é esse, trabalhar em conjunto com a equipe de governo e equipe técnica para dar continuidade aos trabalhos e sempre buscar aprimorar o atendimento aos cidadãos gasparenses.

CV - A Secretaria tem como missão ser o órgão gestor e executor da Política de Assistência Social. Suas funções básicas são a inserção, prevenção, proteção e promoção das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e/ou em situação de risco social e/ou pessoal. O que o senhor entende como política de ação social e qual a importância dela para a cidade de Gaspar?

SC - Gaspar é uma cidade com vasto território, grande número de fábricas e indústrias e que atrai pessoas de diversas localidades. Todos os anos nossa população cresce na mesma medida que a cidade se desenvolve. Isso impacta diretamente na situação social do município. Por isso, as ações da Assistência Social devem acompanhar as demais áreas. As ações de política social têm um relevante sentido nesta cidade, pois se propõe garantir a todos que necessitarem a provisão de proteção social dentro das competências do poder público e dos setores da assistência social.

CV - Para que a Secretaria possa desenvolver estas funções, os serviços e programas são dispostos da seguinte forma: Órgão Gestor da Política Municipal de Assistência Social, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade e Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Pensando na melhor forma de atendimento à comunidade, o senhor já definiu o grupo de gestores que irá trabalhar em 2021 nessas funções? Haverá modificações?

SC - Primeiramente pretendo manter a equipe, avaliar juntamente com eles, sejam assessores, diretores, coordenadores, técnicos, me apropriar ainda mais a respeito das prioridades na Secretaria para que possamos juntos realizar um bom trabalho. A Secretaria é composta por uma equipe aguerrida e eficiente, técnica, com assistentes sociais, pedagogos, psicólogos. Mudanças podem ocorrer sempre que for necessário, sempre visando o aprimoramento no atendimento digno às pessoas.

Em dezembro de 2020, a Secretaria de Assistência Social executou um projeto para contribuir com as medidas socioeducativas aplicadas pelo juizado da Vara da Infância e Juventude de Gaspar: o projeto “Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Tempos de Pandemia”. Essa iniciativa seguirá ocorrendo em 2021? De que maneira?

SC - O projeto “Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Tempos de Pandemia”, foi um projeto piloto que a princípio teve seu término em 12.12.2020, neste momento a equipe está em fase de envio de informações necessárias quanto a execução do mesmo aos órgãos competentes. Diante do bom envolvimento dos adolescentes, está sendo avaliada a possibilidade de outros adolescentes cumprirem suas Medidas Socioeducativas no cuidado e manutenção da horta já executada.

CV - Que outros projetos estão sendo pensados e/ou articulados para que os jovens infratores possam realizar medidas socioeducativas?

SC - Sim, outro projeto que tem sido pensado para este ano de 2021 em parceria com o SENAC através do FIA. Trata-se de uma modalidade de curso com temas voltados a inteligência emocional e habilidades sociais e para os adolescentes que concluírem será gerado um certificado através do SENAC. O projeto está em fase de elaboração e será enquadrado nas normas sanitárias com relação a Pandemia. O início previsto para execução é no segundo semestre de 2021.

Em 2020, devido às medidas de prevenção ao Covid-19, os CRAS Casa da Família, Zilda Arns Neumamm e Silvio Schramm atenderam de forma virtual. Visitas domiciliares ou atendimentos presenciais foram realizados mediante agendamento. Em 2021, com a alta no número de casos de Covid-19, a tendência é que essas atividades permaneçam dessa maneira? Há algum planejamento para 2021, de acordo com o mapa de risco monitorado pelo governo de Santa Catarina?

Apesar de estarmos em 2021 e termos perspectivas de acessar a vacina, não podemos perder de vista a prevenção, tanto da população que acessa nossos serviços como dos nossos servidores, deste modo pretendemos iniciar o ano garantido atendimento a todos os usuários da política de Assistência Social, seja nos CRAS, no CREAS, no órgão gestor, enfim em toda Secretaria, com os cuidados já amplamente divulgados pela mídia, como o uso das máscaras, álcool em gel, distanciamento social.  Sempre que for possível as equipes poderão realizar os atendimentos de forma remota. Enquanto gestor eu vou orientar que todos os atendimentos sejam prestados.  As equipes com seus coordenadores técnicos irão escolher a melhor forma de fazê-lo.

Uma importante ação em favor dos moradores de rua é o mapeamento, cadastramento e acompanhamento de pessoas nessa situação. Gaspar tem um cadastro atualizado? Tem alguma política específica voltada para pessoas em situação de abandono ou que estão morando na rua neste momento?

A Secretaria de Assistência Social tem assistido a população em situação de rua por meio de uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Em relação ao mapeamento das pessoas em situação de rua a equipe faz o acompanhamento. Uma importante ação envolvendo as pessoas em situação de rua, podemos citar campanhas que visam a proteção desse público no inverno (pernoite, alimentação, higiene pessoal entre outras garantias) das quais a Secretaria tem sido parceira da Defesa Civil. Entendemos ser importante tais ações, por isso, queremos fortalecer ainda mais essa parceria pra atender ainda melhor esse público. Na abordagem social ainda são oferecidos serviços como a internação para tratamento de usuários de substâncias psicoativas e o retorno ao núcleo familiar. Reforçando que cabe à pessoa aceitar ou não o auxílio.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1985

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.