Um novo desbarrancamento neste domingo, 7, deixou os moradores do Belchior Baixo em estado de alerta. O deslizamento provocou uma queda de um quilômetro de barro na rua Silvano Candido da Silva e destruiu a residência do casal Erna Iolanda Cipriano, 79 anos, e Zigfritz Taihetch, 77 anos, que permanece soterrado. As buscas aos corpos foram paralisadas ainda no domingo, quando um novo deslizamento foi registrado e as equipes de socorro tiveram que deixar o local.
Segundo os responsáveis da Defesa Civil em Gaspar, o primeiro desbarrancamento obstruiu um rio que corta o Belchior Baixo, que precisou ser desobstruído para evitar novos alagamentos.
No momento em que as equipes trabalhavam na desobstrução do rio ocorreu o segundo deslizamento e por isso a equipe de socorro teve que abandonar as buscas, que só foram retomadas na tarde desta segunda-feira, 8, após análise de um geólogo. Outras dez residências localizadas na rua correm riscos de ser soterradas e os moradores estão deixando suas casas.
A casa de Erna e Zigfritz havia sido soterrada dia 24 de novembro, mas depois de passar três dias abrigados na casa de um vizinho, o casal decidiu retornar para casa e estava morando em um galpão. A equipe da Defesa Civil revela que na sexta-feira, os moradores da rua Silvano Cândido da Silva foram avisados dos riscos de novos deslizamentos, mas o casal não quis deixar o local.
Belchior Alto - No Belchior Alto a equipe da TBG, distribuidora de Gás, continua trabalhando na liberação do acesso da rua José Schmitt Sobrinho. Na sexta-feira, 5, equipes de socorro retornaram ao local e encontraram o corpo da esposa de Daniel Krause, que estava soterrada desde o dia 22 de novembro, quando aconteceu o primeiro deslizamento no local.
Números da tragédia em Gaspar
Mortes confirmadas: 19
Desaparecidos: 04
Abrigados: 529 pessoas - 117 famílias
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).