A passagem de um novo ciclone pelo Vale do Itajaí deixa a população em alerta. Os moradores ainda não se recuperaram totalmente dos estragos causados na última semana e seguem com a possibilidade de um novo tornado atingir as cidades.
A previsão é de que ele passe pelo litoral catarinense entre a noite desta terça, dia 7, e quarta-feira, dia 8, com menor intensidade do que o último registrado. Os ventos devem ficar entre 50 e 80km/h. Há risco de alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos.
Em Gaspar, a terça-feira amanheceu chuvosa. A previsão indica chuva mais intensa no decorrer do dia e rajadas de vento durante a madrugada de quarta.
Tempestade: Em caso de tempestade, proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia elétrica e objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar abrigo, agache-se com os pés juntos, deixando a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos. Caso esteja na praia, saia da água. Em casa, desligue aparelhos eletrônicos, não use telefone, fique longe das janelas e mantenha-se, de preferência, em locais construídos em alvenaria.
Enxurrada: Em caso de enxurrada, não fique próximo de rios e ribeirões. De carro, não tente passar por locais alagados. A força das águas pode levar veículos, pedras, árvores e destruir construções. Além disso, não é descartada a possiblidade de desbarrancamentos.
Alagamento/inundação: Evite o contrato com as águas e não passe por pontilhões e pontes submersas.
Deslizamento de terra: É importante ficar atento a qualquer movimentação de terra ou rochas próximas à sua residência. Em situações de perigo, saia do local e acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
Vento forte: Em caso de vento forte, proteja-se em local abrigado e distante de janelas. Se estiver na rua, fique longe de placas, árvores, postes e objetos que podem ser arremessados.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).