Novembro já começou e, com ele, foram intensificadas as ações voltadas à saúde do homem. A tradicional campanha Novembro Azul acontece durante o mês inteiro com ações de conscientização em relação às doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata.
Conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no estado. Ela é silenciosa e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados.
A partir dos 45 anos, todo homem deve consultar um urologista anualmente para fazer o exame preventivo. Pessoas que têm histórico familiar de câncer de próstata e homens negros (que possuem de duas a três chances a mais de desenvolver a doença) são exceções e devem fazer o exame a partir dos 40.
De acordo com o médico urologista José Orlando de Farias Júnior, o medo e a falta de conhecimento fazem com que muitos homens adiem a ida ao médico dessa especialidade. “Prevenção é tudo. Tudo que você consegue detectar no início a solução é muito mais simples, muito mais rápida e tranquila”. O câncer de próstata pode se manifestar na dificuldade de urinar, na dor nas costas, no cansaço constante e também no emagrecimento drástico sem causa aparente.
A cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017). Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA). Por essa razão, a importância do exame de toque retal.
O exame dura 10 segundos, tempo que pode tirar um homem das estatísticas. Com o exame de toque retal, o médico avalia possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos.
A campanha do Novembro Azul não se limita apenas a homens que já chegaram a idade do exame anual. Ela chama atenção para o cuidado integral da saúde masculina ao longo de toda a vida. Muitos estudos apontam que uma vida saudável diminui as chances do desenvolvimento do câncer de próstata.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).