Durante quatro semanas os gasparenses devotos de Nossa Senhora Aparecida poderão ver de perto a imagem da santa mãe de Jesus. A imagem chega em Gaspar no próximo dia 13 de março e permanece na cidade até o dia 10 de abril, passando pelas quatro Paróquias da cidade. A passagem da santa em Gaspar e em toda a Diocese de Blumenau foi idealizada pelo bispo Dom José em comemoração aos dez anos da Diocese.
A primeira paróquia a receber a visita da santa é a Nossa Senhora do Rosário, no bairro Barracão.
No dia 20 de março é a vez dos fiéis da Paróquia São Pedro Apóstolo receberem a santa que durante sete dias visitará as dezesseis comunidades ligadas à Paróquia, tornando possível um contato maior da santa com os devotos. (Veja programação no box abaixo)
Os fiéis do bairro Bela Vista, da Paróquia Imaculada Conceição, recebem a imagem no dia 27 de março, onde a santa permanece até o dia 03 de abril, quando segue para a Paróquia Sagrado Coração do Jesus, no bairro Belchior.
Frei Germano Gesser explica que após passar por todas as Paróquias da Diocese de Blumenau, haverá uma romaria para levar Nossa Senhora Aparecida de volta para Aparecida do Norte. "Nosso povo é muito devoto de Nossa Senhora. Como sempre fazem romarias, foi resolvido desta vez trazer a santa para ver o povo", explica Frei Germano. "Os devotos têm muito carinho e respeito por ela, tanto que a chamam de mãe. Principalmente os fiéis mais humildes e sofredores, que encontram força e inspiração nela, pois ela também foi mãe e passou por diversas dificuldades. Nestas romarias, rezas e manifestações são demonstrações de carinho, amor e fé", explica o religioso.
Ilhota
Os devotos de Nossa Senhora Aparecida do município de Ilhota podem ver a santa de perto nesta sexta-feira, 12, na comunidade São João Batista, onde a santa permanece até as 18h. Depois deste horário, ela vai para a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Dia 12 vai para sua última visita na cidade, na Comunidade Santa Luzia, onde será rezada uma missa às 17h30 antes de a santa seguir para a Paróquia do Barracão. Ela já passou pela Matriz São Pio X e pelas comunidades Santo Antônio, São Luiz Gonzaga, Santa Terezinha e São José.
Vida de fé e devoção
A fé em Nossa Senhora Aparecida é muito forte na vida de seus fiéis, fato que se pode observar no caso das irmãs Maria Gertrudes Soares Isensee, Luzia Soares Mondini e Inês Soares Isensee. Desde crianças as irmãs têm a santa como padroeira: herdaram isso dos pais muito católicos e da doutrina. Esta fé ultrapassou gerações, foi transmitida dos pais para as filhas. Maria diz já ter alcançado graças, principalmente em sua saúde. "Ela é nossa médica. Tudo o que eu preciso, eu peço para ela. Peço bênçãos, paz e saúde. Rezo rosário todo o dia, visito Aparecida do Norte sempre que posso e tenho uma pequena gruta nos fundos de casa com uma imagem dela, além de ter outra imagem dentro de casa". Sua irmã, Luzia, define a santa como protetora e guia. "A gente acreditando, Nossa Senhora mostra e dá avisos, mas tem que perceber e acima de tudo ter fé".
Inês conta que o presente mais lindo que ganhou foi uma imagem da padroeira. "Foi o presente que mais me trouxe emoção. Eu subi o Morro da Cruz com a ele, e lá no topo o Frei Aroldo rezou uma missa com a minha santa no altar".
As três irmãs garantem que irão acompanhar a chegada de Nossa Senhora de Aparecida na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e em suas comunidades.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).