Depois de três anos de governo, e depois de enfrentar as destruições causadas por uma grande tragédia, o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, chega a seu último ano de mandato cheio de planos e pretende, inclusive, licitar a obra da Ponte do Vale em fevereiro deste ano. Vários projetos estão em andamento e por isso Zuchi afirma que não é possível elencar apenas uma grande obra para este 2012, que é um ano eleitoral. Com foco na reeleição, o prefeito afirma que seu nome está à disposição do partido, mas não confirma com quem deve sair candidato em outubro deste ano. Confira abaixo a entrevista exclusiva concedida pelo gestor municipal para esta primeira edição do Jornal Cruzeiro do Vale de 2012.
Cruzeiro do Vale - O ano de 2012 é o último ano de governo de Celso Zuchi e Mariluci. Haverá alguma mudança na equipe de governo neste início de ano? Se sim, em quais secretarias/autarquias?
Celso Zuchi - Não teremos mudanças. Caso seja necessário, haverá uma substituição automática
CV - A área central de Gaspar passa por algumas obras (ponte Hercílio Deeke, rua São José) que estão gerando transtornos no trânsito da cidade e em breve novo trabalhos serão iniciados (viaduto da Avenida). O senhor tem acompanhado estas obras? O que pode ser feito para minimizar seus impactos para a população gasparense?
Zuchi - Tenho acompanhado constantemente. Estamos provendo o desvio por meio de rotas alternativas e temos um acompanhamento das Secretarias de Planejamento e Obras e principalmente da Ditran.
CV - Ainda sobre as obras na área central, por que os trabalhos na rua São José paralisaram no dia 23 de dezembro e só retornaram no dia 9 de janeiro? Este período de pouco movimento na cidade não poderia ser utilizado para adiantar as obras e evitar os grandes transtornos causados no trânsito?
Zuchi - O que houve é que as etapas não podem ser realizadas simultaneamente, ocasionando assim algumas interrupções. Além disso, tivemos um período muito chuvoso, não permitindo a agilidade da obra.
CV - A instalação da área azul já foi aprovada na Câmara de Vereadores. Quando este serviço, que vem sendo discutido desde o início do seu mandato, entrará em funcionamento na cidade?
Zuchi - O funcionamento da área azul inicia assim que estiver organizado o serviço de monitoramento.
CV - Outra promessa da Administração para a área central é a instalação das câmeras de vídeo-monitoramento. Como está este projeto?
Zuchi - Este assunto vem sendo discutido há vários mandatos e com várias entidades, entretanto, só agora foi possível colocar em prática. Serão instaladas 14 câmeras de vídeo-monitoramento, que é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. O Município repassou para o Estado R$177,4 mil por meio de lei aprovada na Câmara de Vereadores. Com a assinatura do convênio, o Governo Estadual abriu licitação para a escolha da empresa que fará a instalação dos equipamentos. A previsão é de que seja instalado no primeiro semestre deste ano e assim possamos oferecer mais segurança a nossa população.
CV - O Hospital de Gaspar passa por uma grande crise financeira e inclusive não recebe mais repasses Municipais, por falta de documentação. Caso o Hospital venha a fechar suas portas, como o atendimento à saúde da população será garantido?
Zuchi - O hospital é administrado por um conselho e, portanto, o Governo Municipal não tem interferência na sua administração. Atualmente, o município não pode repassar os recursos, pois o hospital está em débito com INSS e FGTS, não possuindo assim a CND, o que também impede o Estado de repassar os R$500mil. Se depender do Governo Municipal o hospital não será fechado. Por outro lado, o município vem investindo fortemente na Secretaria de Saúde, construindo o posto de Saúde do Gaspar Grande e uma policlínica para garantir atendimento.
CV - A ponte Hercílio Deeke passa por reformas. Após o término das obras, qual será o novo limite de peso para a passagem de veículos?
Zuchi - Depois de concluída será realizada uma nova avaliação.
CV - A nova ponte de Gaspar, Ponte do Vale, vem sendo prometida desde sua outra gestão. Quais os entraves que impedem que esta grande obra saia do papel. Ela será licitada quando?
Zuchi - Esta é uma obra bastante complexa e de extrema importância para o desenvolvimento da nossa cidade, bem como para a região. Uma obra que há muito tempo vem sendo esperada e agora em 2011 foi possível efetuar seu projeto. Já temos o convênio com o Ministério das Cidades na ordem de R$19,5milhões e também temos reservada a contrapartida da Prefeitura, que será de R$2 milhões para dar início à obra. Estamos aguardando a aprovação da Caixa Econômica Federal. O projeto foi entregue em 2011 e após a liberação o Município dará início ao processo de licitação. Nossa expectativa é para que possamos lançar o edital em fevereiro.
CV - Três bairros de Gaspar sempre sofreram muito com os alagamentos ? Santa Terezinha, Coloninha e Bela Vista. Nos dois primeiros anos a Administração foi em busca de recursos e investiu em obras de drenagem pluvial. E o Bela Vista, receberá as obras de drenagem neste ano?
Zuchi - No nosso primeiro Governo (2001-2004) já foi executado uma grande obra de drenagem no bairro Sete de Setembro, onde a comunidade sofria há anos com problemas de alagamento. Agora estamos concluindo outra grande obra de drenagem no bairro Santa Terezinha. No bairro Coloninha conseguimos realizar parte da drenagem, que já está dando um resultado bastante positivo. Este Governo está empenhado também em buscar soluções para o bairro Bela Vista, Margem Esquerda e outras localidades que sofrem com alagamentos.
CV - As casas erguidas às margens da BR-470 ainda não foram liberadas para as famílias desabrigadas pela tragédia de 2008 por falta de infraestrutura no terreno. A Prefeitura já tem os recursos para fazer a obra e liberar as casas para moradia?
Zuchi - Os recursos na ordem de R$ 2milhões são do Governo Federal por meio do Ministério da Integração. O projeto depende de aprovação da Caixa Econômica Federal para em seguida efetuar a licitação. A disponibilização de água e energia elétrica também já foi realizada pela Prefeitura.
CV- Qual será a grande obra de 2012?
Zuchi - Não existe uma grande obra de apenas um ano. O Governo é de quatro anos e portanto, nosso objetivo para 2012 é concluir obras como a policlínica, a escola Bateias, CDI Sete de Setembro, conclusão obra de drenagem no Santa Terezinha, a estabilização do morro do Samae, a construção do elevado na Avenida das Comunidades, o Centro/Dia (Centro Convivência Melhor Idade) e o Centro Multiuso.
CV - O senhor será candidato à reeleição?
Zuchi - O meu nome vai estar à disposição do partido e será analisado na convenção deste ano.
CV - Manterá Mariluci Deschamps Rosa como vice?
Zuchi - É outra situação que depende de um posicionamento partidário.
CV - O PT fará coligação com outros partidos que não estão no governo? Quais?
Zuchi - O partido está aberto a conversação com todos os partidos da base aliada do Governo Federal,
conforme orientação do diretório Nacional e Estadual.
Edição 1354

Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).