O dia 12 de maio é tido como o Dia do Enfermeiro. Principalmente diante da pandemia de coronavírus, a profissão ficou ainda mais em evidência e é, a cada dia, mais valorizada.
Na data em que são homenageados os heróis que estão na linha de frente no combate ao Covid-19, o papa Francisco rezou pelos profissionais e agradeceu o empenho dedicado à população. Confira partes da mensagem proferida durante a missa matutina na capela de sua residência no Vaticano.
“Rezemos hoje pelos enfermeiros e enfermeiras, homens, mulheres, meninos e meninas que têm esta profissão que é mais do que uma profissão, é uma vocação, uma dedicação (...). Neste momento histórico, redescobrimos o papel de importância fundamental que desempenha a pessoa do enfermeiro, como também a da obstetra. Diariamente assistimos ao testemunho de coragem e sacrifício dos profissionais de saúde, que, com profissionalismo, abnegação, senso de responsabilidade e amor ao próximo, prestam assistência às pessoas afetadas pelo vírus, com risco da própria saúde (...). Que o Senhor os abençoem. Nesta época de pandemia, dão o exemplo de heroísmo e alguns deram sua vida. Rezemos pelas enfermeiras e os enfermeiros”.
O Dia do Enfermeiro foi estabelecido em homenagem a Florence Nightingale, um marco na história da enfermagem que nasceu em 12 de maio de 1820.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).