Nível do rio chegou a 5,31 metros na madrugada e agora começa a baixar - Jornal Cruzeiro do Vale

Nível do rio chegou a 5,31 metros na madrugada e agora começa a baixar

01/08/2011

img3744MD.jpgConforme já previam os meteorologistas, as chuvas deram uma trégua e o sol apareceu para acalmar os moradores do Vale do Itajaí, que já estavam apreensivos com a subida constante do nível do rio Itajaí-Açu.

Em Gaspar, o rio chegou a subir 5,31 metros acima do nível. A maior medição foi na manhã desta terça-feira, por volta das 7 horas. Porém, segundo Luiz Mario da Silva, agente de Defesa Civil de Gaspar, com o fim das chuvas o nível do rio está estabilizado e a tendência é de que as águas baixem no decorrer desta terça-feira.

Plantão

A equipe da Defesa Civil trabalhou no sistema de plantão nesta madrugada. O telefone de emergência, 199, que começou a tocar as cinco d amanhã de ontem, só parou por votla da uma da madrugada de hoje, dia 2. Luiz Mario garante que não ocorreram nem alagamentos e nem deslizamentos na cidade. ?recebemos apenas uma chamada, por volta da meia noite, dizendo que o Sertão verde estava alagado e uma família não conseguia sair de casa, porém ao chegar no local nossa equipe constatou que era trote?, revela o agente.

______________________________

Nivel do rio chega a 4,46 na tarde desta segunda-feira

img0417MD.jpgO telefone não parou de tocar durante toda esta segunda-feira, 1º de agosto, na sede da Defesa Civil de Gaspar. As primeiras chamadas iniciaram às cinco da manhã, porém, todas foram apenas para saber a medição do Rio Itajaí-Açú e até o fechamento desta edição nenhuma ocorrência de alagamento ou desbarrancamento havia sido registrada na cidade.

Preocupada com as fortes chuvas que caem na região desde sexta-feira, a comunidade procurou a Defesa Civil para obter informações e se prevenir de possíveis alagamentos. Luiz Mario da Silva, agente de Defesa Civil revela que desde a tragédia de 2008 a comunidade está mais receosa e sempre que caem chuvas mais fortes na região já ficam todos preocupados. ?As águas estão subindo sim, mas ainda estamos em estado de atenção, apenas conferindo o aumento do nível do rio e a previsão do tempo para os próximos dias?, explica Luiz.

Até as 16 horas desta segunda-feira, quando a Defesa Civil fez a última medição das águas, o rio estava 4,46 metros acima do nível. ?Esta metragem ainda não é preocupante, mas precisamos ficar atentos. Entramos em situação de alerta quando o nível atinge oito metros, que é quando o ribeirão Gaspar Grande começa a transbordar e alagar algumas ruas do bairro Coloninha?, explica o agente.

A orientação da equipe da Defesa Civil é de que os moradores de áreas de risco que tiveram suas residências liberadas com restrições devem tomar cuidado com a possibilidade de deslizamentos. As áreas de risco são a rua Arnoldo Sansão e suas proximidades, no Gasparinho, o Sertão Verde e as regiões do Belchior e Arraial. Para acionar a Defesa Civil ou registrar ocorrências os moradores podem ligar no telefone 199.

Previsão do tempo

A Defesa Civil Estadual enviou à Defesa Civil de Gaspar boletim meteorológico avisando que a previsão era de fortes chuvas durante toda a segunda-feira e manhã de terça.

No decorrer da terça-feira, uma intensa massa de ar polar avança pelo estado, declinando acentuadamente as temperaturas. No Planalto Sul, o frio vai chegar acompanhado de muita umidade, por influência do ciclone extratropical que estará atuando no Litoral. Essa condição é favorável a ocorrência de neve nos municípios mais altos da região, onde a temperatura estará próxima de zero grau e até negativa, entre a tarde de terça e a madrugada de quarta-feira. Nas madrugadas de quarta e quinta-feira, o ar seco e frio será responsável por geada ampla nas áreas altas do estado.

_______________________________

As fortes chuvas que caem na região desde a última sexta-feira aumentaram o nível do rio Itajaí-Açú em Gaspar em 4,24 metros medição efetuada às 11h  desta segunda-feira, 1º de agosto. Porém, a orientação da Defesa Civil da cidade é de que ainda não há riscos de enchente. Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de que o tempo comece a melhorar nesta terça-feira, 2. Para acionar a Defesa Civil ou registrar ocorrências os moradores podem ligar no telefone 199.

Em Blumenau, a última medição efetuada as 11h desta segunda-feira o nível do rio atingiu 5,50 metros acima do nível normal.

Apesar da previsão de melhoras no clima, a Defesa Civil de Gaspar está em alerta para ocorrências de alagamentos e deslizamentos. Os moradores de áreas de risco que tiveram suas residências liberadas com restrições devem tomar cuidado com a possibilidade de deslizamentos.

Edição 1314

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.