Mudanças no trânsito serão realizadas até o final do ano - Jornal Cruzeiro do Vale

Mudanças no trânsito serão realizadas até o final do ano

13/06/2014

 

mg9297MD.jpg mg9314MD.jpg


Mudança a caminho:  Audiência mostra resistência da comunidade

Proibição de conversões à esquerda e inversão de sentidos em algumas ruas. Essas foram as principais propostas apresentadas pelo Executivo na audiência pública que discutiu as mudanças no trânsito da região da Avenida das Comunidades, em Gaspar. O encontro lotou o auditório da Prefeitura na noite desta quarta-feira, dia 18, com moradores e representantes de empresas interessados em contribuir com as decisões.

Após uma apresentação com as mudanças definidas em estudo com engenheiro de tráfego e iniciadas semana passada pela Prefeitura (veja mais detalhes abaixo), 18 pessoas da comunidade se manifestaram. A maioria das opiniões foi contrária às mudanças da última semana. O maior alvo das queixas foi a proibição de acessar o Centro pela rua São Pedro, na altura da Leopardo Máquinas, e de fazer conversões na rotatória da rua José Rafael Schmitt, em frente ao Supermercado Mocam.

O diretor de Trânsito, Jackson dos Santos, considerou a reunião produtiva por dar voz à comunidade. ?Sabíamos que havia uma rejeição maior a alguns pontos, mas de uma maneira geral acreditamos que foi importante ouvir os posicionamentos?, ressalta. A lentidão no trecho próximo à Círculo foi apontado por boa parte dos que se manifestaram como principal problema do trânsito de Gaspar. Para o diretor, no entanto, a solução para este ponto é de médio prazo e, antes disso, é preciso discutir as mudanças propostas agora pelo município.

Definições

O secretário de Transportes e Obras, Lovídio Bertoldi, que conduziu a reunião, também destacou a importância da participação popular, mas afirmou que algumas mudanças, como a colocação de gelo baiano no trecho entre a Status Modas e a rua Doralício Garcia, onde hoje há cones fazendo a divisão da pista, deverá ocorrer entre duas ou três semanas. ?Outras mudanças serão rediscutidas pelo município, embora ainda haja o desejo de implantá-las. O trânsito é uma das maiores reclamações da comunidade e precisa de mudanças que visem o coletivo?, defende. Zuchi fechou o encontro afirmando que as opiniões da audiência pública seriam avaliadas em novas reuniões.

O comandante da Polícia Militar de Gaspar, Heintje Heerdt, ressaltou que mudanças sempre causam um impacto inicial, mas destacou que ações como a audiência pública são importantes para divulgar as alterações sugeridas e minimizar os efeitos. ?Existe a necessidade de mudanças, porque cada vez haverá mais pessoas e mais veículos. Quanto menor for o tempo de resposta do poder público, menor o prejuízo para a população?, destaca.

Comerciantes estimam prejuízo de 20% a 30%

mg9323MD.jpgUma das primeiras a se manifestar na audiência, a comerciante Vera Lúcia de Souza, 36 anos, sentiu efeito direto nas vendas em função das mudanças no trânsito realizadas na semana passada. Há dois anos, Vera tem uma loja de brinquedos na rua São Pedro e, segundo ela, os reflexos nos negócios foram imediatos, com redução média de 20% no movimento. ?Os motoristas sequer passavam pela rua, que é o principal acesso ao Centro. Meus clientes reclamaram muito da dificuldade para chegar à loja. Ficamos preocupados, principalmente quando soubemos que essas alterações poderiam ser definitivas?, conta.
 
O sócio da Farmácia Santo André, Márcio André Oliveira, apontou como principais gargalos do trânsito os pontos em frente à Círculo e ao Restaurante Manollo. Ele também reforçou que o movimento nas lojas teve reflexo negativo e estima a diminuição entre 25% e 30%. O secretário de Transportes e Obras, Lovídio Bertoldi, amenizou as situações. Na avaliação dele, o medo da mudança é natural, mas os impactos ocorrem apenas nos primeiros dias, até que a população se acostume com as modificações.


Baixo número de agentes é dificuldade para a Ditran 

fotopg9abrenovocolorMD.jpgUma das queixas que surgiu durante a audiência foi a ausência de agentes de trânsito nas ruas centrais, sobretudo nos horários de pico. Com as mudanças propostas pelo município, a tendência de maior movimentação nas chamadas áreas de retorno, como o Viaduto da Avenida das Comunidades e os trevos da Parolli e da balança da Círculo, também devem criar uma demanda maior de veículos, onde o acompanhamento de agentes seria importante.
 
No entanto, o número de agentes de trânsito vem sendo uma dificuldade para a Diretoria de Trânsito, Ditran. Atualmente, a autarquia conta com 13 agentes contratados. Desses, apenas nove atuam em serviços externos, com monitoramento do trânsito. A divisão resulta em aproximadamente quatro agentes nas ruas durante a manhã e a tarde. ?Nos horários de pico temos o acompanhamento das escolas, como a Ivo D?Aquino e a rodovia próximo à Arnoldo Agenor Zimmermann, sem falar nas pequenas obras que às vezes afetam o trânsito?, ressalta o diretor Jackson. Na avaliação dele, o número adequado para atender a demanda da cidade seria de ao menos 20 agentes, ao invés dos 13 atuais.
 
O secretário de Transportes e Obras, Lovídio Bertoldi, reconhece a dificuldade, mas afirma que esse é um problema existente em todo o quadro da Prefeitura. ?No momento o número de servidores está no limite da folha de pagamento, então é difícil pensar em contratações, embora já tenhamos recebido um pedido da Ditran. De fato os agentes são importantes, mas ao menos a primeira etapa das mudanças pode ser colocada em prática sem a necessidade de mais agentes?, contemporiza Lovídio. Segundo o comandante Heintje Heerdt, a Polícia Militar já vem dialogando com a Ditran para discutir uma possibilidade de apoio da PM ao monitoramento do trânsito.

Mudanças propostas 

fotopg8boxcolorMD.jpgGaspar Grande
Pela proposta da Prefeitura, não seria mais possível sair da rua Leopoldo Schramm para entrar na Rua Dr. Nereu Ramos, em frente a Confecções Gueda. A principal via do Gaspar Grande teria mão-única neste trecho, apenas para quem vier da via. As ruas Frei Antonino (próximo ao Tupi), que teria o sentido invertido, e José Eberhardt seriam opções para quem quisesse acessar a Dr. Nereu Ramos. Outra opção seria manter o sentido atual da Leopoldo Schramm, mas com saída apenas para a direita na rua Dr. Nereu Ramos
Bairro São Pedro
Segundo o diretor de Trânsito, o acesso ao Centro pela rua São Pedro, na altura da Leopardo Máquinas, foi fechado apenas emergencialmente na semana passada, em razão da interdição da BR-470, e continuará aberto aos veículos. No entanto, é discutida uma faixa para ônibus e vans no local. Para o bairro São Pedro, o acesso precisaria ser feito pelo viaduto. As mudanças neste trecho, porém, dependeriam das opções adotadas na rotatória da rua José Rafael Schmitt.
 
Rotatória da rua José Rafael Schmitt
Este seria o ponto com maior número de mudanças. Na Avenida das Comunidades, a partir da rotatória da rua José Rafael Schmitt, em frente ao Supermercado Mocam, a intenção é manter o trânsito em mão-única, apenas no sentido Litoral. Dessa maneira, os veículos não poderão fazer a rotatória para ir ao Centro ou ao bairro Sete de Setembro. Caso queiram seguir para esses destinos o retorno deverá ser feito mais adiante, em um acesso a ser criado em frente ao Skinão, ou no trevo da Parolli.
Além disso, os motoristas que estiverem na rua Sete de Setembro e entrarem na rua Industrial José Beduschi não vão poder convergir à esquerda, no sentido Santa Terezinha, mas apenas para o Centro. A intenção é criar uma espécie de grande rótula entre as ruas José Rafael Schmitt, Avenida das Comunidades e Barão do Rio Branco, que teriam mão-única. A segunda opção para o local, mais remota, é a construção de um trevo alemão no lugar da atual rotatória. 
 


Edição 1598
_________________________________

img9260MD.jpgMudanças no trânsito serão discutidas em audiência pública nesta quarta

Após reclamações de grande parte da comunidade que precisa transitar pela Avenida das Comunidades diariamente, a Diretoria de Trânsito, Ditran, e a Secretaria de Transportes e Obras de Gaspar decidiram adiar as mudanças no trecho entre a esquina da rua São Pedro e a rotatória em frente ao Supermercado Mocam, no Centro. O assunto gerou polêmica na última semana, quando a Ditran chegou a afirmar que a maior parte das alterações feitas na segunda-feira, dia 9, seriam definitivas.

Entidades de classe, lojas, motoristas e a comunidade em geral se manifestaram através de ofícios e mensagens, o que fez a Prefeitura de Gaspar convocar uma audiência pública para discutir melhor o assunto. A audiência acontece na próxima quarta-feira, dia 18, às 19h, no Auditório da Ditran, localizado na sede da Prefeitura. Até serem discutidas durante o encontro, as mudanças na Avenida das Comunidades serão suspensas. Com isso, a equipe de Trânsito deve retirar os cones que proibiam as conversões de veículos à esquerda, o que fará com que os ônibus da Viação do Vale voltem a transitar pelas ruas São José, São Pedro e Industrial José Beduschi, reativar o semáforo de acesso ao bairro São Pedro e liberar as conversões na rotatória em frente ao Supermercado Mocam. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar, CDL, foi uma das entidades que cobrou uma solução para os congestionamentos e transtornos ocasionados pelas alterações na avenida. O presidente da entidade, José Rovere Passos, encaminhou um ofício à Prefeitura na sexta-feira, dia 13, pedindo que as alterações fossem canceladas e que o assunto fosse discutido com a comunidade local, que segundo ele é a maior prejudicada com a situação. No ofício, a entidade afirma que ?é nítida a diminuição do movimento no comércio do Centro de nossa cidade nestes últimos dias, mesmo com uma data tão importante como o Dia dos Namorados?. ?Outrossim, uma mudança desta magnitude que impacta na vida de moradores, usuários do trânsito, empresários, estudantes, profissionais liberais, enfim, de todos que de uma forma ou de outra são afetados direta ou indiretamente, não pode ser aplicada sem uma discussão e apresentação de estudos técnicos e avaliações econômicas?, continua a nota.

De acordo com Rovere, os comerciantes não foram os únicos atingidos com as alterações e por isso é necessário tomar uma providência. ?As mudanças trouxeram transtornos para a comunidade de forma geral e achamos necessário que elas sejam discutidas. O poder público nos ouviu e decidiu promover essa audiência, que com certeza será importante para todos?, ressalta. 


Ditran defende alterações 

 
img92871MD.jpg
Apesar de serem suspensas, as alterações na Avenida das Comunidades continuam sendo defendidas pela Ditran. Conforme explica o diretor de Trânsito, Jackson dos Santos, após a audiência e a discussão com a comunidade, a ideia é voltar a implantar algumas alterações. ?As mudanças no local foram feitas em caráter emergencial, em consequência do problema na BR-470. Mas isso não quer dizer que elas não serão, de fato, implantadas. Esse é um plano antigo, que vai beneficiar a população gasparense, por mais que nesse momento essa situação tenha trazido tanto impacto à comunidade. Sabemos que toda mudança será vista tanto de forma positiva quanto negativa?, aponta. Jackson explica ainda que a última semana foi importante para ver como o trânsito iria fluir e qual seria a reação das pessoas. A partir disso, será possível buscar alternativas melhores. ?Essa não foi uma decisão de momento, pelo contrário, faz parte de um amplo estudo junto a um engenheiro de tráfego. O número de pessoas e veículos está crescendo e temos que pensar em alternativas que façam o trânsito fluir. Sou inteiramente a favor da proibição das conversões à esquerda e acredito que essa seja uma alternativa muito eficiente?, acrescenta. 
 
De acordo com o secretário de Transportes e Obras, Lovídio Bertoldi, durante a audiência pública a Prefeitura apresentará um estudo para que sejam discutidas junto às instituições e comunidade propostas que possam contribuir com melhorias no tráfego de veículos no centro da cidade. Entre elas, estão a retirada da rotatória localizada em frente ao Supermercado Mocam e a instalação de um trevo alemão no local, além da proibição das conversões à esquerda. ?Faltou uma conversa mais ampla com a comunidade, mas é importante ressaltar que essas alterações não foram canceladas e sim adiadas?, destaca o secretário, que diz ainda que as mudanças foram positivas por terem provocado um amplo debate com a comunidade, que passou a ter mais interesse no assunto.


Vereador pede informações sobre mudanças no trânsito
 
O presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Marcelo Brick (PSD), enviou no final da última semana um ofício à Diretoria de Trânsito, Ditran, pedindo explicações sobre as mudanças realizadas na Avenida das Comunidades. Desde o último dia 9, após a interdição da BR-470 em razão de um desnível em uma ponte no km 21, a via de maior movimentação da cidade ganhou modificações que proíbem conversões à esquerda na altura da entrada do bairro São Pedro e na rotatória em frente ao Supermercado Mocam.
 
Segundo Brick, desde que as mudanças foram implantadas os vereadores passaram a receber um alto número de reclamações, o que motivou o ofício. A intenção é buscar uma resposta à comunidade e saber como foram definidas as alterações no trânsito, se elas serão mantidas e se algumas situações serão revistas. ?A ideia de dar uma distância maior entre os retornos não é ruim, mas percebemos que ficou bom mesmo para quem é de fora, porque consegue cruzar a cidade mais rapidamente. Quem mora ou tem comércio em locais como o Centro ou o bairro São Pedro realmente está encontrando mais dificuldades?, argumenta.
 
As alterações
 
Na última semana, a Ditran decidiu manter as alterações no trânsito, mesmo após a liberação da BR-470, na quarta-feira. Segundo a diretoria, essas já eram possibilidades avaliadas há vários meses para tentar dar mais fluidez ao trânsito na região central da cidade. A medida, no entanto, vem encontrando resistência de motoristas e comerciantes e nesta semana a Prefeitura informou que novas adequações serão feitas e uma audiência pública será marcada para esta semana para discutir o tema (veja mais na página 11).
Edição 1597
 

___________________________________________________

Diretoria de Trânsito vai manter mudanças nas ruas de Gaspar

fotopg10abrecolorGG.jpg

Quem passa pela Avenida das Comunidades, no Centro de Gaspar, durante esta semana, pode notar algumas diferenças no trânsito local. Na segunda-feira, dia 9, a Diretoria de Trânsito de Gaspar, Ditran, efetuou mudanças em um trecho da avenida. O motivo foi um problema na rodovia BR-470, registrado no domingo, dia 8, que resultou em um trânsito de veículos ainda mais intenso na região central do município. Porém, mesmo com o problema na rodovia federal solucionado, a Ditran afirma que as mudanças passarão a ser permanentes.

As mudanças já vinham sendo planejadas pela equipe da Ditran. O trabalho realizado nessa semana no trecho da Avenida das Comunidades que vai da sinaleira de acesso ao bairro São Pedro até a Lanchonete Skinão teve como principal objetivo proibir as conversões à esquerda. Dessa maneira, os motoristas precisam realizar o retorno em pontos específicos, o que dá mais fluidez ao trânsito, segundo a Ditran. Para isso, os motoristas foram proibidos de fazer a conversão na rotatória instalada em frente ao Supermercado Mocam e o semáforo no acesso ao bairro São Pedro foi colocado em alerta.

Além disso, a diretoria colocou cones no meio deste trecho da pista. De acordo com o diretor geral de Trânsito, Jackson José dos Santos, as alterações na avenida, considerada um ponto de grandes congestionamentos na cidade, vão favorecer os moradores que transitam todos os dias por ela. ?Primeiro temos que pensar em nossa comunidade. Esse é um trabalho que visa melhorar a fluidez no trânsito para que essas pessoas não precisem ficar paradas nas filas que se formam no local?, afirma. Jackson lembra ainda que as mudanças já eram previstas e fazem parte do planejamento que incluiu a contratação de um engenheiro de tráfego.

 

Ajustes

Durante a semana, a Ditran analisou as mudanças para ver o que deveria ainda ser ajustado. Conforme explica o diretor adjunto de Trânsito, José Lana, na segunda-feira, dia 16, novas melhorias serão feitas neste trecho. ?Essa semana serviu como um teste. Vimos o que ainda precisamos mexer e o que precisa melhorar. Mas é importante ressaltar que as conversões não serão mais permitidas naquele trecho?, explica. A equipe ainda vai retirar os cones para instalar gelos baianos, desativar totalmente a rotatória e instalar uma botoeira para pedestres no semáforo do acesso ao bairro São Pedro. ?Vimos mudanças positivas nessa semana e tivemos a comprovação de que o trânsito realmente fluiu melhor?, destaca José.



Edição 1596 

Comentários

Dionei
21/06/2014 12:10
Pelo que vi são apenas soluções paliativas, nada de novo foi apresentado, nenhuma abertura de rua, pouco falou-se do anel viário , duplicação da BR 470. Falta união política, o vale precisa do Anel Viário, duplicação da BR 470. Depois de uma bateria de fogos de artifício, a duplicação segue lentamente, a Ponte do Vale parada a espera de uma solução burocrática e o Anel Viário sendo reestudado. É triste, mas para o gasparense é preferível ir a Blumenau em um shopping ou na XV fazer compras. Ir para o Centro de Gaspar é sinônimo de sofrimento. Uma pena para os comerciantes e empresários que dedicam uma vida para dignamente sustentar suas famílias, geram empregos e são prejudicados pelo ego, lentidão política nas esferas municipal, estadual e federal.
Samanta
20/06/2014 09:34
Mesmo o povo todo sendo contrário as mudanças eles querem fazer. Quem foi na reunião só perdeu tempo porque o povo so é ouvido quando eles querem voto, Parabéns para quem votou no Zuchi agora aguenta as consequencias.
Jose
18/06/2014 23:48
O mais engraçado em Gaspar, é que nem nos horário de pico os agentes de trânsito estão nas ruas para auxiliar...
Peguem os pontos críticos e ajudem o trânsito fluir.
Essa experiência eles não querem fazer.
Bruno
18/06/2014 21:01
Ri alto aqui quando li "amplo estudo"...kkkkk
Qualquer motorista que circule pela cidade diariamente sabe identificar pontos críticos do trânsito. Além do que já mencionaram, eu ainda acrescentaria:

- A rotatória ali da ponte é uma péssima forma de organizar o trânsito. O fluxo que vem do Centro e da BR é maior e tem que concorrer com as ruas laterais da Margem Esquerda... aí é óbvio que vai dar fila.

- Tem muito movimento de pedestre atravessando a rua ali na faixa perto da ponte, aí o transito precisa parar toda hora! Deveriam tentar instalar um sinal para pedestre, pra acumular mais gente pra atravessar de uma vez.(o mesmo problema tem na faixa da circulo, onde poderia ter uma passarela)

- Em vez de encher a cidade de cones, deixem de ser pão-duros e coloquem agentes de trânsito nos pontos horários críticos! Se fizeram um amplo estudo, já deve saber os horários e os pontos, né?

- Tem muitos locais em que se faz conversões absurdas, não sei se é mesmo permitido... como quem vai no sentido Gaspar-Blumenau para todo o transito só pra entrar na padaria Pão de Mel... ou quem quer sair do Gaspar Grande e ir na direção de Blumenau também para todo o transito pra atravessar a pista.

Gilberto
18/06/2014 13:11
Acho que o pessoal "responsável" esta totalmente cego pois 40 % das dificuldades na hora do pico esta na LINHAS CIRCULO deveriam por uma passarela ou um túnel ......para que mudar o trânsito?? coisas simples estão onde menos se espera o resultado....................
Rafaella
18/06/2014 12:39
Acho difícil desativarem a rotatória, pois muitos a usam para ir ao centro, a Rua Itajaí, bairro 7, e sem a mesma as pessoas teriam que ir do mesmo jeito até a Paroli para fazer o retorno, o que implicaria em mais filas, inclusive de quem vem de Brusque. Se pensarmos bem, ultimamente (depois da reforma da ponte, do viaduto) nosso transito não está mais tão ruim, na cidade, flui bem. Se o problema são as filas para quem passa pela cidade, fazer o q? Quem aqui não sabe que de manhã pra chegar em Blumenau as filas são gigantes? Será que lá eles estão preocupados em liberar as sinaleiras pro transito fluir melhor pra quem chega na cidade? Claro que não. O negócio é fazer o trânsito pro povo de Gaspar...pra gente que mora aqui e que tem q circular td dia, td hora... Se for fazer alguma modificação, tem que ser muito bem pensando!!!
ARLETE TRENTINI DOS SANTOS
17/06/2014 21:57
É bom demais ver o transito voltando a normalidade.
Se nos é dado o direito de criticar, também devemos reconhecer e agradecer.
Luis Fernando Melo
17/06/2014 11:52
Sou de Santos, sempre venho a Gaspar, mais essa atitude de bloquear a Av. das Comunidades, com cones, mesmo após a liberação da Br 470, é um absurdo, se temos a possiblidades de ter um trânsito com maior fluidez, para que vamos fazer do mesmo, um trânsito parado, pois fui o que vi, sempre me atrasando a chegar ao centro........espero que seja uma medida definitiva após a audência pública. #fluidezaotransitojá
Antonio Carlos
17/06/2014 11:15
Engraçado que hoje, justo no dia em que liberaram o transito normal, não houve formação de fila sentido Blumenau-Gaspar...
Muito irônico o sr. Jackson afirmar que estas mudanças beneficiam a comunidade.
Lucas
17/06/2014 09:59
Passo 4 vezes por dia pelo centro, sempre nos horários de maior movimento. No começo achei que ia melhorar com a mudança, mas não foi bem assim. O maior problema não está na sinaleira da Farroupilha, mas sim na rotatória do Mocan, e nos motoristas "espertinhos".
Está na hora de parar com esses remendos, essas soluções provisórias, precisamos é desviar o transito interurbano do centro. Não é trancando tudo que vai ser resolvido isso, tem que ter alternativa para quem precisa atravessar a cidade, como por exemplo, um desvio iniciando na Círculo, passando pela Leopoldo Schramm, indo depois para a Frei Solano, e depois saindo na Ivo Silveira depois de passar pelo Gaspar Mirim. Não precisa de um projeto caríssimo, precisa é ter vontade de trabalhar pelo povo.
Thiago
17/06/2014 09:24
Encher a Avenida das Comunidades de cones foi resultado de um "amplo estudo"? Me desculpem, mas é muita falta de seriedade com um assunto dessa importância! Se este "amplo estudo" foi realmente feito por um engenheiro, pelo amor de Deus, troquem de engenheiro!
Todo mundo já sabe que, além das conversões à esquerda, aquela bagunça que acontece nas linhas Círculo e aquela pista exclusiva pra sair do Gasparinho pra Avenida precisam de mundanças, de obras! O que eles querem é fazer remendos sem gastar muito... só que chega uma hora que NÃO DÁ MAIS pra resolver aplicando dinheiro só em cones de transito! (esta aí o exemplo do transtorno causado pelo fechamento da BR 470 por causa dos repetidos remendos numa ponte).
Rafael dos Santos
17/06/2014 08:48
Eu como morador da área central da avenida, tenho me sentido muito prejudicado com essa alteração aonde não vi nenhuma vantagem, aliás o trânsito ali sempre fluiu bem com as sinaleiras e a conversão ali da status modas, a única coisa que prejudica de fato é a rótula do Mocam, e como todos já sabem na frente da empresa Círculo sempre para o trânsito e já foi sugerida uma passarela, única coisa que incomoda ali é nos horários de pico, pra quem sai do Viaduto sentido Brusque sempre tem uns imbecis que querem cortar caminho pela pista da esquerda que serve para seguir para o centro da para se enfiar na frente dos outros lá na frente ai acaba congestionando tudo, minha rua tá uma muvuca agora, uma loucura e barulho, e 4x mais carros e carros pesados passando por ali e não faz sentido nenhum eu que trabalho na margem esquerda ter que sair ali de casa e ir até na Parolli e voltar pra pegar fila no centro da cidade, porque essa alteração só jogou as filas de um lado pro outro e ainda perturba a paz do moradores da rua!! Idéia ridícula..
Mari
17/06/2014 07:23
AVENIDA NÃO TEM CONVERSÕES.
SÓ EM GASPAR QUE ISSO ACONTECE.
jean
16/06/2014 21:58
essas mudanças só ficou ruim para o comerçio mesmo,pq para quem só passa por gaspar ficou uma maravilha,aquela sinaleira é que formava longas filas...agora só precisa fazer uma passarela em frente a circulo e colocar cones em frente a padaria pao de mel para nao haver mais filas ali...
Rafaella
16/06/2014 19:23
Qdo saí de casa hj final da tarde pra buscar minha filha na escola, ñ havia filas...trânsito fluindo...super tranquilo. Na hora pensei q ia ter que dar o braço a torcer, afinal de contas as mudanças no trânsito estavam realmente mostrando que estavam fazendo efeito, e eu mesma tinha criticado bastante. Foi qdo percebi que, na verdade, as tais modificações ñ estavam mais ali...nossa rotatória estava funcionando e as conversões foram liberadas. Nem preciso falar mais nd!!
mauri marcio mitterstein
16/06/2014 19:06
porque não colocam algum técnico em transito para resolver, ou amenizar os congestionamentos, e mais uma pergunta, por onde andam os agentes de transito? desde a conclusão da reforma da ponte simplesmente sumiram, mas os salários pagos por nos devem estar recebendo.
Alice
16/06/2014 16:24
Evitar as conversões é ajudar a fluir melhor o trânsito?!? Desde quando?!?
Esta muito claro que desde o fechamento da sinaleira que dava acesso ao centro e ao Bairro São Pedro e o fechamento da rotatória do Top o trânsito só piorou.
Antes as pessoas que iam pro centro da cidade entravam na sinaleira chegavam ao seu destino e deu, um carro a menos no trânsito. Agora não, esse mesmo carro que em um ou dois minutos chegava ao seu destino depois de converter, leva entre 20 a 30, isso porque tem que continuar até o trevo da Parolli, voltar, pegar a Indl. José Beduschi e aí sim ir para o seu destino.... Palhaçada é pouco...
Os carros que estavam no centro e queriam ir sentido Santa Terezinha ou Rua Sete pelo asfalto, antes pegavam a rotatória e iam pro seu destino. Agora tem que esperar a boa vontade de quem está vindo de Ilhota/Brusque sentido Blumenau e quem está vindo de lá para aqueles lados para poderem pegar a via e fazer o trajeto do trevo da Parolli... Desde quando é mais rápido e seguro fazer isso?!? Enquanto meia dúzia não der de cara uns nos outros e simplesmente fecharem a Avenida das Comunidades ninguém vai fazer nada. Ou melhor, mesmo assim não farão nada, pois os responsáveis por essas babaquices estarão belos e formosos em suas casas nem querendo saber se a população local (e não local) está enfrentando engarrafamentos ridículos para uma cidade do tamanho de Gaspar.
Será que não está na hora de nossos representantes fazerem alguma coisa pra melhorar a cidade de verdade, ao invés de se fazerem de bobos e quererem só se promoverem pro pessoal de fora. Ah! E detalhe: quem é de fora e passa por Gaspar está perdidinho... Não sabe mais como fazer nada por aqui, já que de uma semana pra outra resolveram "mudar", ou melhor, acabar com a cidade
Diogo
16/06/2014 15:35
Parabéns LILIANE, você falou tudo. Faço minhas suas palavras. Aos diretores do Ditran, em vez de omissão apresentem números desta "melhora". Porque estão quietos? Tenham respeito e se pronunciem. E os comerciantes como ficam? Fizeram uma baita reforma na Rua São Pedro para que? E nosso vereadores onde estão? O que acham disso?
Alessandro
16/06/2014 15:11
O trânsito piorou muito depois de terem colocados os cones (sentido blu-gas). Só senti uma melhora significativa no sentido gas-blu (às vezes o trânsito também fica caótico nesse sentido). Enfim, sinto na pele todo dia o que é perder tempo em filas. Piorou muito e longas filas se formam todo santo dia. Pensei que fosse melhorar depois que o tráfego na BR-470 foi reestabelecido mas não foi isso que presenciei. Tá pior mesmo.
O viaduto não ajudou muito. Colocar a passarela na frente da Círculo vai resolver em parte o problema mas não solucionar. Não sei se mudaria de forma radical o trânsito colocando passarela e colocando mais fiscalização. A verdade é que a av das comunidades não suporta mais o número incontável de carros que por ali passam. Outro fator que piorou o trânsito é que em Gaspar a frota de carros duplicou em 2014. Isso ajuda e muito o trânsito ficar totalmente parado. Não vejo uma solução mágica para resolver. Mas a criação de uma nova avenida, resolveria em 50% o problema.
Porém a obra é muito cara e novamente duraria anos e anos sem levar em conta o altíssimo valor a ser pago.
Eu moro bem perto do Posto Ipiranga e ali também é uma briga conseguir passar. Tem que ter muita paciência e boa vontade de outros motoristas que dão passagem. Muitos não dão passagem e são completamente mal educados.
O trânsito de veículos pesados, deviam ser proibidos durante o dia. Pois os caminhões danificam as ruas e estão sempre em alta velocidade na avenida. Pior que ninguém faz nada. Isso que mais me indigna. As autoridades completamente somem e fingem não ver.


Maicon Stiehler
16/06/2014 14:02
Cade os vereadores?que nada dizem nada fazem pra defender a população, é notório que a mesma esta insatisfeita e revoltada com essas mudanças.
Antonio Carlos
16/06/2014 13:49
Sugestão: em horários de pico (06:30 - 09:00 // 11:00 - 13:30 // 16:30 - 18:30), todos nós gasparenses, que estivermos trancados no transito, meter a mão na buzina sem dó interruptamente.
Quero ver se não nos ouvirão desta maneira!
Liliane
16/06/2014 10:45
Primeiramente temos um ponto importante que deve ser destacado:
Esta BR que corta a cidade, chega a ser uma piada! Primeiro porque sempre vai ter muitas pessoas utilizando o caminho central e outra porque não é de hoje que temos problemas sérios com o trânsito de Gaspar. Outrora, não poderia ser diferente. Se espera meses para a conclusão de um viaduto, que em muita coisa não ajudou, e a população gasparense espera meses até a conclusão da obra. Segundo, se espera meses para a obra de reforma da Ponte Hercílio Deeke, que sugou a cabeça e a paciência de muitas pessoas, tanto nós moradores como os nossos vizinhos e afins. Outro problema que estressou muita gente e que se passa despercebido foi o trânsito na época em que o centro ficou um verdadeiro caos, em virtude os inúmeros buracos que existiam e que a obra era feita a passos de tartarugas. Agora, com estes "cones" que mais parecem enfeites de natal, para literalmente fechar todo o acesso ao centro, trancando a rótula e indo até a Parolli para retornar é uma barbeiragem tão grande, que o povo paga as consequencias como sempre. Assim informar a nota acima publicada em "Ajustes": "Durante a semana, a Ditran analisou as mudanças para ver o que deveria ainda ser ajustado. Conforme explica o diretor adjunto de Trânsito, José Lana, na segunda-feira, dia 16, novas melhorias serão feitas neste trecho. ?Essa semana serviu como um teste. Vimos o que ainda precisamos mexer e o que precisa melhorar. Mas é importante ressaltar que as conversões não serão mais permitidas naquele trecho?, explica. A equipe ainda vai retirar os cones para instalar gelos baianos, desativar totalmente a rotatória e instalar uma botoeira para pedestres no semáforo do acesso ao bairro São Pedro. ?Vimos mudanças positivas nessa semana e tivemos a comprovação de que o trânsito realmente fluiu melhor?, destaca José". Gostaria de saber de onde que ele observou que essas mudanças foram positivas, até porque, enormes filas se formam, inclusive depois da liberação da BR-470, a qual estava fechada para conserto da cabeceira da ponte que cedeu. É uma piada de mal gosto, por sinal feita com o povo gasparense e uma prova de incompetência dos diretores do trânsito, como um total descaso com o povo que aqui vive, como também um silêncio dos vereadores eleitos pelo povo, que covardemente repousam em berço esplêndido e uma falta de respeito com os comerciantes locais da região central. Se tornou muito mais fácil ir até Blumenau fazer compras após as 17:00hrs, do que ter que ficar minutos e até horas na fila, até se chegar ao centro pelo acesso ao trevo da Parolli, até porque o horário comercial é até as 18:00hrs e não se tem a mínima possibilidade de se chegar ao centro para se buscar (comprar) o que necessitamos tendo que enfrentar este trânsito medonho. Ressaltando também, que o problema não é apenas a faixa de pedestre da círculo, onde a construção de uma passarela seria de suma importância e de segurança para as pessoas que utilizam aquela faixa, porém nada é feito para melhorar este problema! O mais provável é que "coloquem mais cones" para trancar (fechar) mais acessos de ruas paralelas ao centro, para os turistas e o restante das pessoas que aqui não residem passem pela cidade o mais rápido possível, e o povo gasparense?? Senta na boneca (para não utilizar baixo vocabulário), até porque somos nós que pagamos os impostos da cidade em dia, somos nós que pagamos taxa de iluminação pública, somos nós que pagamos multas do trânsito, somos nós que através de nosso esforço mantemos a cidade em pé, somos nós, o povo, que votamos, que temos o poder de escolhermos os nossos representantes pelo período de quatro anos. Afinal, jamais se esqueçam que temos o poder de escolher se vocês ficam ou caem fora do poder, inclusive os vereadores que são a voz do povo, ou no mínimo deveriam ser enquadrados como tais! É de fato, um absurdo esta mudança sem pé nem cabeça! E digo com a mais absoluta certeza que esta mudança não é para melhorar a vida dos gasparenses, foi só para piorar ainda mais!!
Andressa
16/06/2014 09:37
O fluxo fluiu melhor da meia noite às 6h, porque no restante dos horários o trânsito mudou sim, pra pior, as filas estão maiores. Só os agentes de trânsito conseguiram ver melhora nisso. Queria saber qual o horário que eles estão na avenida que não enxergam as filas que estão se formando desde semana passada.
Roger
16/06/2014 00:31
Eu moro no bairro coloninha quando vou para o centro passo por baixo do "viaduto" e subo o morro da igreja a rua Sao José esta deserta , o trânsito esta horrível não diminuiu os acidentes e depois das mudanças na avenida a fila chega próximo a pizzaria Lavonte! Ah e ja consertarao a ponte da 470 pode tirar os cones se toquem!!!!!
Mattietão
15/06/2014 22:07
Olá,

Cadê os vereadores para colaborar com as soluções do trânsito. Cadê a melhoria para os moradores. Cadê o contorno. Cadê a mobilidade urbana. Vamos pagar para ver se ficou boa. Melhor ir para Blumenau mesmo.
Adenailson
15/06/2014 10:31
Srs Agentes de trânsito, somente na cabeça de vocês é que a solução se encontra nesse malabarismo que vocês montaram no centro da cidade. O que já era horrível está ficando pior, primeiro se gastou uma fortuna em um viaduto "ou melhor " esse elefante branco que não acrescentou em nada no transito da cidade, depois pra quem quer entrar no posto Ipiranga tem que praticamente se humilhar para pedir passagem e agora os acessos ao centro e a rótula fechados nos obrigando a ir no contorno para ilhota...vergonhoso. Porque ao invés de inventar isso, nossos gestores não implantam uma passarela na circulo e terminam a ponte do João dos Santos ?
adevilson
15/06/2014 09:10
olá pessoal de gaspar leio com atenção isto se não é verdade .

o que o ditran de gaspar esta fazendo com o povo da cidade é uma vegonha , quem sai da coloninha para ir para o centro da cidade tem que ir quace até o a ilhota para voltar para o centro de gaspar .

porque que o dritran não deixa a sinaleira de que vem de blumenau para entrar para o centro normal , e que vai para o bairro da farroupilha vai até o viatudo e retornando para o seu bairro, com o sinaleiro setido a ilhota e brusque liver para o trancido .o ditran ainda não analisou o retorno para os caminhões que vão entrar para o bairro da farroupilha tem que passar por baixo do viatudo tem caminhõe que vai fica trancado pois a altura é pequena serra que o ditran não enxerga um grande problema que estão fazendo para cidade .
KLEBER
14/06/2014 21:52
Não é preciso ser engenheiro de trafego para entender que o problema esta todo concentrado na faixa de pedestres da linha circulo.
Coloca-se um semáfaro na linha circulo com o tempo de fluxo de veículos e um tempo para travessia de pedestres, com isso a uma quantidade significativa de pedestres para passar e o transito flui melhor.
exemplo 6 min para veículos e 15 segundos para pedestres.
Luciano Basei
14/06/2014 21:19
Não faltava mais nada, compensa mais ir para Blumenau do ir para o centro de Gaspar tem que fazer o contorno la na Ilhota, a não ser que tenha alguma empresa que ajudou na campanha do PT e está se beneficiando com a palhaçada que foi feito...
Robson
14/06/2014 18:56
Porque não buscam um engenheiro de tráfego de São Paulo acredito que pode ser uma boa ideia já que tentam fazer e nada acontece!
Antonio
14/06/2014 16:03
Normal, mais uma burrada da Administração Municipal.

Quando é que eles fazem algo certo?
Miriam
14/06/2014 13:43
Deixo minha indignação perante aos órgão de trânsito, passo na ponte 4 vezes por dia, e nestes horários que fico na imensa fila de espera para atravessar vejo os erros que estão cometendo em não fiscalizarem, pois passa caminhões pesados acima de 3 eixos e isso eles não veem, ai quando a ponte começar a estragar e a população tiver que esperar mais 10 anos por uma reforma que demora mais uns 3 anos para ficar pronta, não reclamem, DENUNCIEM, façam sua parte como cidadão, é do nosso bolso que sai estas verbas. São caminhões carregados, muitos pesados e ninguém faz nada, ficam calados, eu to fazendo minha parte, façam vocês a sua.
Miriam
14/06/2014 13:34
Esta mudança é Ridícula, esta prejudicando quem mora na cidade, principalmente nos bairros, antes de inventarem este lixo de mudança, podia dobrar sentido a escola Honório Miranda e pegar a rua São Pedro, agora tenho que fazer toda aquela volta até o trevo da Parolli, durante o dia tudo bem já que tem horário de pico, mas a noite não há necessidade disso, venho do IF-SC passado das 22:40, e tenho que fazer toda esta volta. Só que o problema esta no elevado, onde o fluxo que vem da margem esquerda se encontra com o que vem pelo centro e é ai que começa o Grande problema do trânsito, ai se junta com a passagem da Linha Círculo que já deveria ter uma passarela à muitos anos, SOLUÇÃO no meu ponto de vista, já que faço este trajeto quando saio do trabalho que fica na margem esquerda e uso o morro da igreja, e depois atravesso todo o centro para ir ao IF-SC. Se colocar um guarda de trânsito no horário de pico na saída da ponte/com o centro, um outro na subida do morro da igreja e outro na decida da elevação/que junta com os que vem da margem esquerda/centro passando aquela ponte, ajudaria e muito o fluxo andar, pois quem vem da preferencial não dão passagem para os outro,(como existe falta de educação por parte dos motoristas) a coisa fica difícil a cada dia. Somente alguém colocando ordem pra funcionar, mas estes cones em horários impróprios não ta com nada, estão sendo um bando de idiotas achando que estão resolvendo, eles não querem é ficar parados "TRABALHANDO" NOS HORÁRIOS DE PICO, acham mais fácil colocar cone e irem para casa. E a população que se "ferra" tendo que enfrentar isso todos os dias, de segunda a sexta. E os pedestres tem sua parcela de culpa também, não sabem esperar juntar um mínimo de 5 a 10 pessoas para passarem, ficam querendo atravessar de um em um o que demora ainda mais o trânsito fluir melhor.
Luiz
14/06/2014 12:08
Sou motoboy, ando em Gaspar e região das 8:00 as 23:00, realmente o transito melhorou um pouco de quem vem da Ilhota para Blumenau, mas o resto piorou bastante deveria voltar como era antes. Sobre a solução sou contra o anel de contorno(que não passa de uma ponte de safena numa artéria já comprometida ).O ideal seria fazer uma nova rodovia do trevo SESI ate Itajaí com um novo acesso a 101,(pois a saída de Ilhota e Brusque também tão saturada) com ligação com a nova ponte do vale e a da saudade e uma ligação com a Antônio Heil . Essa deveria ser a nossa luta Blumenau, Gaspar, Ilhota, Itajaí e Brusque pois todos serão beneficiado.
adevilson
14/06/2014 11:57
o ditran de gaspar pensa que as ruas de gaspar é que nem pinheiro de natal para encher de cones .o tempo que eles ficam fazendo estas coisa para complicar mais ainda o transito porque não abrir outras ruas com urgencia ai sim que o prefeito ia da um grande pulo .
Schirlei Maria de Souza Teske
14/06/2014 11:34
Obrigada Prefeitura Municipal de Gaspar e Ditran por fazer o transito de Gaspar fica ainda pior. Chega no semáforo da Farroupilha da aquela confusão de carro tentando entrar na pista da direita. As pessoas sem informação que não tem acesso nem na rotatória. Tendo que ir ate trevo para voltar... Gostaria de saber que deve essa brilhante ideia de achar que assim transito flui mas rápido? Cade os Câmara de Vereadores de Gaspar para fiscalizar essa situação que toda irregular e so esta prejudicando o nosso povo Gasparense.
marcia oliveira
14/06/2014 11:16
enm envés dos guardas ficarem so andando nas rua dando mutas ficassem um em cada esquina ajudando a controlar os engarrafamento. porque a gente passa por eles estao de braços cruzado.
Valdir
14/06/2014 10:44
Gostaria de sugerir que o Jornal Cruzeiro do Vale fizesse uma enquete se a população é a favor ou contra as mudanças na Avenida das Comunidades.
Carlos Alberto
14/06/2014 10:43
O que pensa nossos representantes os vereadores? Alguém ligou, manou um email para eles se foram consultados? Eu vou fazer isso pois eles sabem pedir voto.
arlindo alaurio pereira
14/06/2014 10:18
olha sempre falei para retirar a rotula da avenida e agora foi tirada meus parabens jackson e equipe do ditran aquela parte entre o trevo e o viaduto esta perfeito sentido gaspar blumenau só o sentido blumenau gaspar é que ficou mais pesado e tambem a entrada de quem vem de brusque no trevo são os dois problemas para o ditran resolver apesar de que nós da comunidade são pedro temos que ir até o trevo para voltar para blumenau mas acho que vale apena pelas melhorias. uma sugestão minha Sr.prefeito e ditran para abrirem trasnversais para ruas paralelas desde da figueira até o bairro santa terezinha e sinalizar para desafogar que vai e vem de brusque.se ainda não esta bom mas pode melhorar estamos vendo o esforso do diretor do ditran junto com sua equipe a vontade de resolver esse problema continuem assim soubemos que não é facil resolver isso com o crecimento tão grande de veiculos passando por gaspar que a maioria não são daqui precisamos urgentemente do anel de contorno que vai do bela vista ao bairro santa terezinha (tipo uma 470 da margem direita )
Raul
14/06/2014 10:02
Essa mudança só favorece quem está cruzando a cidade. Para todas as outras pessoas aumentam os deslocamentos. Gol contra da Ditran.
Rodrigo
14/06/2014 09:29
Eu acho que essas mudanças serão positivas SIM!
O trânsito nos últimos dias estava caótico pelo seguintes fatores:
1) BR470 trancada devido a problemas na cabeceira de uma das pontes;
2) 5a feira houve um acidente na BR470, no km 40 que praticamente trancou a BR, e "jogou" o trânsito para o centro, além do fato de haver jogo da seleção e todos irem trabalhar de automóvel;

Obs: Aquela sinaleira em frente ao SUBWAY (antiga Farmácia) era uma vergonha;
E o trevo da Parolli é muito mal sinalizado;
Um ponto que sempre causa transtornos é a saída em frente a Lanchonete Trilhos para que vem da ME ou do Gasparinho, este locar deveria ter uma atenção do DITRAN.
Carlos Rogerio Dias Viana
14/06/2014 01:54
Tudo que ta ruim sempre pode ficar pior este e o pensamento da atual administração de Gaspar, a partir de segunda feira vou ter que começar a buscar minha filha no colégio Honório Miranda, o ônibus que chegava na rua Artur Poffo ao meio dia e dez agora chega meio dia e quarenta são meia hora a mais resultado mais um carro para engarrafar o transito,outro reflexo que o DITRAN não viu com a mudança a rua Artur Poffo passou a ter transito semelhante a rodovia pois em alguns momento a tranqueira esta no super mercado Mocan do Santa Teresinha e a rua acima citada se tornou alternativa de desvio, como eu disse tudo que ta ruim pode ficar pior.
Mari
14/06/2014 01:31
Desculpa mas transito todos os dias e não vi melhoras ao contrário, agora é fila p quem vem d Brusque, fila tanto p ir qto p voltar no Viaduto em todos os sentidos, antes não tinha fila debaixo do viaduto, nem quem vinha do Gasparinho quero dizer tem fila por tudo, juro q não to entendendo o q querem, acho q gostam d congestionamentos, pois temos q tirar os carros da avenida p isso existe saídas mas agora temos q todos fazer o mesmo percurso. Se lá há tudo virado ninguém s entende mais. Ah uma dica já q contrataram um engenheiro d trânsito peçam a este q vivenciei o dia a dia Nosso no trânsito talvez assim execute um bom trabalho ou melhor mande todos os comentários q postamos talvez economize e use esse R$ p arrumar nossas ruas!
juliana
13/06/2014 20:03
olha gente, este transito está uma verdadeira vergonha...posso estar aqui repetindo o que mtas já disseram, mas levei meia hr pra vir do viaduto até no bairro sete...até concordo que conversões em mtos pontos são desfavoraveis ao transito mais assim já é ridiculo, tirar a rotatoria, não poder fazer conversão em nenhum ponto a não ser na parolli, este ponto já é caotico, são mtos acidentes ali, eu mesmo quase morri em um acidente, pois é mau sinalizado, ninguem para...olha para uma grande mudança primeiro devemos achar soluções para os moradores da cidade e não deixar fluidez somente a quem está na cidade de passagem...estou realmente indignada meia hora com minha bebe de 5 meses reclamando de fome PALHAÇADA
Silvio
13/06/2014 19:52
Não acredito que as autoridades competentes não conseguem enxergar que essas mudanças só pioraram. Vim do figueira para ir até a margem esquerda e voltar, normalmente eu fazia esse percurso em 10 minutos. Hoje levei 25 minutos pra ir e 25 minutos pra voltar. Incrível como melhorou hein!!! Só em cima da ponte fiquei parado uns 10 minutos porque quem estava indo sentido Brusque não conseguia andar, tudo parado.
Eusélio
13/06/2014 19:30
Depois de algumas simples reflexões cheguei a seguinte conclusão sobre o trânsito de Gaspar:
o PROBLEMA é muito simples de resolver, é só trocar o Diretor do Ditran!!!
Jean
13/06/2014 17:25
A única mudança que deveria acontecer no órgão de trânsito de Gaspar que seria bom para o trânsito é o Sr Jackson voltar a trabalhar na auto escola, pois de trânsito não sabe p**** nenhuma, não adianta como diz o Sr Lana colocar gelo baiano em tudo quanto é canto, o que tem que fazer é colocar esses funcionário baianos do Ditran para trabalhar no trânsito e não ficar com bloquinhos de área azul notificando o pessoal..
Geovani
13/06/2014 15:30
Concordo com o que todos disseram até o momento principalmente com o 1° comentário da amiga Rafaela.
Faço parte do comercio com estabelecimento na Ind. José Beduschi e esta caótico o centro, tenho que atender clientes em todos os bairros da cidade e o trajeto que antes me custava cerca de 30 min esta levando mais de 60, ou seja quem vai pagar a minhas horas paradas no transito? Bom mas como já se falava em transformar o transito de gaspar em transito de cidade grande com retorno a cada 2km e tal, esta a ai a obra mais gaspar não é uma cidade tão grande assim e nem suporta esse tipo de coisa sem que se façam novas ruas. E cade os agentes de transito pra ajudar a fazer com que o fluxo ande nos fins de tarde? Fazendo uma comparação agora, quem vai a Blumenau nos fins de tarde sempre ve os agentes de transito na rua nem que seja ajudando a atrapalhar ainda mais, porem pelo menos estão lá! agora em gaspar nem isso se vê a gente só vê eles no horário do almoço (almoçando) e não trabalhando claro! e escondido atras de algum canto esperando você esquecer o bilhete da área azul.

Vão tomar jeito e arregaçar as mangas e se virar pra fazer alguma coisa com esse transito em vez de ficar fechando rua pra ter menos coisas pra fazer!
Rafaella Simionatto
13/06/2014 15:08
Vou repetir aqui o que falei em outra oportunidade... Será que não percebem que o trânsito na cidade fica pior sem os acessos, rotatória e conversões?? Pessoas que usavam vias secundárias estão agora tendo que permanecer nas principais, e as filas só aumentam. Estamos regredindo!!! Não entendo, sinceramente, o que estão querendo fazer com essas modificações.
rafael
13/06/2014 15:01
so na cabeça deles flui melhor o transito,nao melhorou em nada essas mudanças,quase todos os dias tem congestionamento desde la da figueira para vir ao centro,ta complicado,antes das mudanças era menos fila
rafaela
13/06/2014 13:33
Parabéns Gaspar!!!!

Acredito que essas mudanças sempre visam alguma melhora, mais claro na cabeça dos agentes de transito e do prefeito e de quem aprova esse tipo de coisa.....
Só na nossa cidade acontece esse tipo de coisa.... mais sabem por que? por que o prefeito os agentes de transito não adam com os seus carros e sim com carros da prefeitura do Ditran dai eles não abastecem, não sabem o preço da manutenção... acham que assim estão mudando alguma coisa!!! só pioram.....
Mas a população deveria se unir e fazer um protesto, por que em Gaspar tem lombadas eletrônicas estragadas, falta iluminação, falta planejamento de infraestrutura nesta cidade.... Nosso governantes pensam só neles... minha opinião se eles não tem nada para fazer, vão trabalhar, tem ruas que precisam ser limpas, fazer outro tipo de planejamento por que fazem um viaduto que quando chove enche de água.... é senhor prefeito se acha tanta coisa e não faz nada pela população, mais sabe cobrar o IPTU né!!! sabe que seu mandato esta sendo uma vergonha e ainda bem que o senhor não pode mais se candidatar.....
Luiz
13/06/2014 13:32
Moro em Ilhota e quando a balsa esta estragada passo por Gaspar , para chegar do outro lado do rio , e nós também passamos por isso muitas vezes na balsa precisamos esperar balsadas para atravessar o rio , pois esta cheio de carros de outras cidades e nem por isso questionamos o problema , se tem carros de outras vizinhanças é por algum motivos que estam ali , fazendo compras e outras coisas etc .LOJAS DE GASPAR , PAGAM IMPOSTOS NA SUA CIDADE SIM , MAS LOJA SEM CLIENTE NÃO PODERIA PAGAR IMPOSTO TAMBÉM NÃO É MESMO .
Alfredo
13/06/2014 13:30
CDL, empresários e demais representante influentes de Gaspar. Oposição e a população. Quem vai tomar iniciativa de fazer algo para que esta triste decisão seja revista? Está difícil chegar no Centro. Os comerciantes do Centro vão perder negócio. Empresários, quem passa pela Avenida fica assustado o quanto é difícil andar em Gaspar. População vamos lutar, vamos pra rua protestar.
Aberesio
13/06/2014 13:26
Temos N gargalos no trânsito. Quero ver alguém desapropriar e abrir uma via por trás do Posto Julinho na Av da Comunidades. É só abrir uma estrada por trás do posto, desapropriando parte do posto e propriedades que fazem divisa ao posto , atrás do prédio do Tabelionato existe um terreno baldio que dá na rua do loteamento São Pedro. Interligaria a Frei Solano, Douglas Alexandre o Bairro São Pedro até a Ponte próximo a Coremma, sairia na rotatória do Top. Ou ainda poderia levar esta rua até a Rua Barão do Rio Branco.Teríamos uma bela via, que acabaria com cones, cruzamentos, enfim seria uma solução.
Monike
13/06/2014 13:25
Moro no bairro figueira !! Todos os dias a fila esta ultrapassando o supermercado archer !! Trânsito horrível, péssimo !!
Maicon Stiehler
13/06/2014 12:52
Parabéns fizeram um transito pra quem é de fora usar e no meu ver não resolveu nada devo ter problema de visão pq ainda vejo fila na avenida!!!
tiraram os acessos dos bairros e agora embaixo do viaduto ta uma loucura .
Fabricio
13/06/2014 12:39
Agora sim é que ficou uma MMMM, o transito ficou ainda mais travado, nos horarios de pico para quem vai no sentido Gaspar para o litoral, pois quem tem que ir ao centro é obrigado a ir até o trevo da Parolli e isto esta travando até o transito que vem da ponte.


ARLETE TRENTINI DOS SANTOS
13/06/2014 12:30
Morar em Gaspar é ótimo.
Poder ajudar quem teve que passar por aqui porque a BR 470 estava interrompida foi muito certo. Era a política de boa vizinhança.
Mas agora que já voltou o trafego na BR 470, porque nós os gasparenses temos que passar por este descaso. O transito está caótico. Passamos mais tempo ocupando as estradas do que antes quando tinha a rotatória e as conversões.
Somos nós os gasparenses que pagam impostos e votam aqui .
Os outros são só passantes pela nossa cidade.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.