Movimento Afro Raízes do Vale mapeia famílias negras moradoras de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Movimento Afro Raízes do Vale mapeia famílias negras moradoras de Gaspar

07/01/2021
Movimento Afro Raízes do Vale mapeia famílias negras moradoras de Gaspar

Contemplado com a Lei Aldir Blanc, o Movimento Afro Raízes do Vale vai colocar em prática o projeto autoral ‘O negro na história de Gaspar: Estamos aqui! Quem Somos? De onde viemos?’. Com os R$10 mil vindos através do recurso federal e um planejamento já pronto, o grupo pede a colaboração da comunidade para encontrar famílias compostas por pessoas negras no município.

De acordo com Ângela Maria Rosa Custódio, integrante do movimento, a intenção do projeto é fazer o mapeamento geográfico, iconográfico e documental para resgatar a história do povo negro que vive na cidade há mais de 50 anos. Assim, promover ações que buscam envolver e unir ainda mais a comunidade para valorizar a cultura negra.

Ainda segundo Ângela, o acervo bibliográfico e documental do município é pequeno. Portanto, há urgência em resgatar as memórias de pessoas mais velhas para registrar essa bagagem imensurável na história, contada justamente por quem vivenciou cada episódio. “Precisamos que o povo negro fale por si só. Assim, teremos a outra face da moeda”, afirma.

Se você se encaixa nesse perfil, entre em contato com Ângela pelo WhatsApp (47) 99637-3653 até o dia 20 de janeiro. A partir dessas informações, a pesquisa vai ganhar novas vertentes e pode se tornar completa. Todo o material coletado será disponibilizado ao arquivo histórico de Gaspar e também ao grupo com o intuito de ampliar a diversidade cultural.

Além disso, haverá divulgação na mídia local e redes sociais do Movimento Afro Raízes do Vale. A previsão é de que a primeira mostra do trabalho aconteça em 18 de março, dia em que Gaspar completa mais um ano de emancipação político-administrativa. Posteriormente, haverá também exposições itinerantes nas escolas do município.

Investimento

O modelo de planilha orçamentária do processo administrativo pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (nº 14.017/2020) prevê o investimento de R$10 mil no projeto ‘O negro na história de Gaspar: Estamos aqui! Quem Somos? De onde viemos?’. Nesse valor, está inclusa a contratação de duas professores licenciadas em História (Marilda Spengler e Débora Fernandes); material visual, audiovisual e de expediente; combustível para deslocamento da equipe nas visitas; aquisição de itens para preservação do acervo; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); produção e edição do documentário; e personalização e organização das redes sociais.

Movimento Afro Raízes do Vale

Fundado em 2016, o Movimento Afro Raízes do Vale promove ações que envolvam a comunidade negra e oportuniza o conhecimento desta rica cultura que, por inúmeras vezes, é desprezada ou vista como menor pela sociedade. O grupo contribui na luta pela igualdade e representa a busca pelo desenvolvimento de políticas de afirmação e valorização da cultura afro-brasileira.

 

*Foto de 2016

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1984

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.