Depois de 91 anos de muitas contribuições com o desenvolvimento de Gaspar, o ex-prefeito de Gaspar Evaristo Francisco Spengler cumpriu sua missão na terra. Ele faleceu no final da manhã desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro.
Seu Evaristo descobriu um câncer no pulmão há alguns dias. Lutou bravamente, principalmente nos últimos três dias, quando ficou internado na UTI do hospital da Unimed, em Balneário Camboriú. Às 11h40, sua missão chegou ao fim e ele partiu para a morada eterna.
Ele deixa a esposa, dona Dica Spengler, familiares e muitos amigos. Seu velório será realizado na Câmara de Vereadores de Gaspar das 18h às 20h e na terça, das 6h às 8h30. Às 9h, acontece a missa de corpo presente na Igreja Matriz de Gaspar. O sepultamento será em seguida, no Cemitério Municipal.
Em agosto de 2019, seu Evaristo ganhou uma linda festa para comemorar seus 90 anos. Para marcar a data, o Cruzeiro do Vale registrou sua história. Confira:
Evaristo Francisco Spengler nasceu no bairro Poço Grande, em Gaspar, no dia 21 de agosto de 1929. Filho de Bernardo Leônidas Spengler e de Evelina Spengler, cresceu trabalhando ao lado da família nas plantações de cana de açúcar. Ele estudou na Escola Estadual do Poço Grande, no Colégio das Irmãs e na Escola Honório Miranda, onde concluiu o curso complementar em 1942. Por muitos anos, trabalhou como bancário, profissão que iniciou aos 14 anos.
Há 65 anos, os passos de seu Evaristo Spengler andam lado a lado com o da esposa, dona Dica. A história do casal começou no final da década de 1940. Eles já se conheciam de vista, mas não tinham trocado palavras. Foi em uma procissão em Gaspar que as primeiras conversas apareceram e se tornaram cada vez mais frequentes. Eles namoraram e, um ano e meio depois, ficaram noivos.
Passaram mais dois anos até que no dia 14 de novembro de 1953 eles se casaram. Moraram no bairro Poço Grande e, logo após, mudaram para o bairro Sete de Setembro, na residência em que moram até hoje.
Com uma vida marcada pelo trabalho e zelo à família, seu Evaristo e dona Dica são conhecidos também pelo trabalho voluntário que desempenharam por muitos anos em Gaspar. Enquanto ele é lembrado como membro fundador do Clube Musical São Pedro, membro do Lions Clube de Gaspar e também da comissão em prol do Hospital de Gaspar; ela é reconhecida como uma das fundadoras da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Com a vontade de ver Gaspar se desenvolvendo cada vez mais, foi vereador e prefeito da cidade, de 1966 a 1970. Eleito pela União Democrática Nacional (UDN), teve seu mandado como chefe do Executivo marcado pela pavimentação das ruas centrais com paralelepípedo. Além disso, inaugurou a Rodovia Ivo Silveira, o Parque Infantil, implantou um presépio na Praça e construiu escolas municipais.
![]() |
![]() |
![]() |
|
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).