Moradores reclamam da falta de profissionais no posto de saúde da ME - Jornal Cruzeiro do Vale

Moradores reclamam da falta de profissionais no posto de saúde da ME

07/04/2010

 

Jocélia Costa, moradora da rua Albertina Mabba, está há um mês tentando levar seu filho ao dentista na rede pública de saúde. A falta de vagas atrasa a consulta do menino, que espera por uma vez na longa fila de espera da Unidade de Saúde da Lagoa, que atende moradores dos bairros Margem Esquerda, Lagoa e Arraial.

O problema se repete com Rose Maschio Simon, vizinha de Jocélia. O problema bucal do filho de Rose foi mais grave e depois de esperar quatro horas e meia, o marido da moradora da Margem Esquerda conseguiu um encaixe para o filho, que pôde ser atendido e passa bem.

A falta de dentistas na rede pública de Saúde é reconhecida pelo secretário municipal, Francisco Hostins Júnior, que alega falta de orçamento para a contratação de mais profissionais. "Não podemos contratar, pois a folha de pagamentos da Prefeitura está no limite do permitido por lei, não podemos aumentar esta despesa", justifica o secretário.

Para as preocupadas mães, se o Posto de Saúde da Margem Esquerda, inaugurado em dezembro do ano passado, tivesse um dentista ajudaria a diminuir a fila de espera e seus filhos poderiam ser atendidos com mais agilidade.

Júnior explica que o Posto ainda não possui dentista e nem médico devido a um problema na licitação do granito para a colocação de pias nas salas de atendimento. "Fizemos três licitações e nenhum interessado apareceu. Então tivemos que fazer uma contratação com dispensa de licitação e agora estamos finalizando este processo. O granito está sendo preparado e deverá ser instalado em duas semanas", relata o secretário.

 

Mesma equipe

A boa notícia da chegada dos profissionais ao posto da Margem Esquerda não é tão boa assim. A equipe será a mesma que atualmente atende no posto da Lagoa, fato que não diminuirá a fila de espera para os atendimentos. "Acho que deveriam ser novos profissionais, para que possamos ter acesso às consultas com mais facilidade", opina Jocélia.

Apesar da colocação da moradora, Júnior destaca que a mudança da equipe foi decidida em parceria com a comunidade e explica que o posto da Lagoa será fechado para reformas. "Após as reformas, vamos manter apenas uma equipe de enfermagem na Lagoa, pois não há necessidades de dois médicos para atender a população da Lagoa, Margem Esquerda e Arraial", revela.    

Comentários

Marcio Farias e Silva
12/04/2010 16:30
Fala sério hein JP, sou morador da ME e acho que conheço você e se realmente fores quem eu acho, o cadidato do PT, fica até feio você vir aqui elogiar.... Quem mora na região sabe que este posto foi construido pelo governo anterior, que apesar de seus erros, atendeu este pedido. O governos atual claro que também participou, pois foi ele que equipou e abriu, mas o posto já estava pronto, sejamos coerentes.... E nada mais fez do que sua obrigação... também acho que as vezes o povo reclama demais, mas se reclamando assim pouca coisa acontece, imagine se ficassemos mudos. Na real o povo tem que para de esbravejar e começar a cobrar as coisas de forma mais efetiva. Daí sim as coisas vão melhorar...
JP
10/04/2010 21:30
Concordo com o Thiago o "povo" reclama de barriga cheia antes nao tinha nem um posto de saude aqui na margem esquerda agora que tem graças a atual governo ficam reclamando de qualquer coisinha e colocando a culpa no prefeito.
Leonardo Dietrich Neto
09/04/2010 07:25
Alfredo, bem colocado, sobre as máscaras; uma para cada ocasião diga-se de passagem. Já tem muita gente percebendo isso.
E tem mais, há um monte de coisas a serem feitas, na saúde, na educação, obras (milhares delas sabemos) e ficam só na conversa.Deixa o homem trabalhar, ai ai ai o que é a vaidade.
Thiago
08/04/2010 17:44
Na minha opinião, o povo reclama demais, sempre acha que tudo está ruim... Moro na margem esquerda e já fiz todo meu tratamento no posto da lagoa, e é tão bom quanto um particular.
Mas já vi muita gente reclamar se a consulta atrasa 20 minutos... É muito fácil deixar estragar os dentes do filho e depois jogar o problema pro prefeito, pro posto, etc.
Carlinhos
08/04/2010 10:02
O Everton, uma pergunta ai para estas bandas não foi inagurado um posto de saude em 12/12/2009, com o nome de Waltrudes Bosio.

Dizem que o posto de saude já esta aberto, mais não tem medicos, dentista, aparelho de pressão, por falta de dinheiro, mais para contratar 13 (TREZE) assessores para os recretários ou aloprados.
alfredo silva
08/04/2010 08:26
Assim aos poucos vão caindo as máscaras...

A resposta virá nas urnas...

Prepare-se Mariluci, 03/10 está logo ai.
Everton
07/04/2010 16:18
Engraçado, novamente o prefeito quer aprovar os 17 cargos, que da um custo de R$ 800 mil como escutei. E para estes cargos não tem folha de pagamento. Lamentável. Onde estamos minha gente ? O que estão fazendo em nossa cidade ?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.