Cerca de 150 moradores do bairro Macuco se reuniram no salão da Capela Santo Agostinho para conversar com os vereadores e reivindicar ações de melhoria para o bairro durante a primeira Sessão Itinerante realizada no bairro na noite de quinta-feira, 11.
O primeiro morador a fazer uso da palavra foi José Antônio Schmitt, que destacou a necessidade de uma revisão no valor dos recursos destinados à agricultura. "A porcentagem hoje, que é de 3%, deveria passar para 5%. Nossa classe não tem muito apoio e seria preciso aumentar este recurso para que não fiquemos abandonados, por isso pedimos o empenho dos vereadores", destacou.
Raul Schiller, PMDB, aproveitou a ocasião para ressaltar o crescimento do setor e afirmou que é necessário incentivar não só a agricultura, mas também novas empresas a virem para a região. Já o presidente da Câmara, Kleber Wan-Dall, PMDB, se comprometeu a rever a questão do repasse dado aos agricultores e destacou que todos os vereadores estão à disposição da comunidade para atender os moradores.
Durante a Sessão Itinerante, o presidente da Associação de Moradores do bairro, José Carlos Spengler, revelou que os maiores problemas enfrentados pela comunidade atualmente são relacionados à estrada, telefonia e energia elétrica. "Queríamos pedir estradas com mais qualidade, mais largas e pavimentadas, pois não conseguimos mais viver em meio a tanta poeira", completou.
Sua fala ganhou eco nas vozes dos moradores Pedro Carlos Schmitt, Rosemeri Martins Ferreira e Sirilo Schmitt, que também destacaram a importância da presença dos vereadores no bairro. "Assim podemos conhecer um pouco melhor como funciona uma sessão na Câmara de Vereadores", comentou Pedro Carlos.
Os vereadores Antonio Dalsochio, PT, Claudionor da Cruz Souza, PSDB, e Joceli Campos Lucinda, DEM, reforçaram a fala de que as reivindicações da comunidade são justas e elogiaram a participação dos moradores nas questões pertinentes ao bairro.
O fato também foi lembrado pelos vereadores Amarildo Rampelotti, PT, Jorge Luis Wiltuschnig, PT, José Hilário Melato, PP, e Luis Carlos Spengler Filho, PP, que exaltaram a união da comunidade. "A grande participação da população mostra que os pedidos feitos aqui são coerentes", acrescentou Melato, responsável pelo agendamento da sessão.
A vice-prefeita, Mariluci Deschamps Rosa, encerrou o encontro dando explicações sobre as principais questões levantadas pelos moradores e revelou que na próxima quarta-feira, 17, será aberta a licitação para compra de novo maquinário para a agricultura da cidade. "Este setor ganhou um grande destaque e nossa intenção é investir cada vez mais nessa área que é tão importante para o município".
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).