Moradores depositam lixo na Estrada Geral Coral de Minas - Jornal Cruzeiro do Vale

Moradores depositam lixo na Estrada Geral Coral de Minas

19/10/2015
Moradores depositam lixo na Estrada Geral Coral de Minas

A Estrada Geral Coral de Minas, próximo à Comunidade São Cristóvão, no bairro Gaspar Grande, tem se tornado alvo recorrente de pessoas que despejam lixo na beira da estrada. Logo no primeiro quilômetro da via, um sofá velho e restos de materiais de construção, como pedaços de tijolo, latas e pacotes de produtos podem ser vistos nas margens da via. Cerca de 200 metros adiante, uma geladeira, uma máquina de lavar e partes de um fogão também foram abandonados na lateral da rua e seguem se deteriorando com o tempo.
Moradora da localidade há cinco anos, Sirlei Martin Silva afirma que os flagrantes feitos esta semana não são exceção. “Muita gente costuma depositar lixo naquele lugar. Nunca conseguimos ver, mas eles aproveitam o período da noite, quando não há iluminação e ninguém passa por ali, para depositar lixo. Nós moradores nos preocupamos porque toda aquela região tem uma natureza privilegiada e acaba sendo danificada com esses depósitos de lixo, que são crimes ambientais”, alerta. Segundo ela, restos de malha e até mesmo animais são abandonados na Estrada Geral Coral de Minas, distantes de qualquer fiscalização. “Gostaríamos que isso chegasse aos olhos de quem deposita esse lixo e que houvesse mais fiscalização para que isso acabe, porque vem aí o final do ano, as pessoas fazem faxina, reforma e a quantidade de entulho jogada na rua aumenta”, ressalta.


Caminho correto
A gerente de resíduos sólidos do Samae de Gaspar, Fernanda Gelatti, alerta que materiais como o sofá se encaixam no programa Ecodescarte, lançado em junho para permitir o agendamento e o recolhimento dos materiais em casa. Para agendar uma coleta de móveis ou estofados que não têm mais serventia é possível entrar em contato com o Samae pelo telefone 3332-1155. “Já itens como geladeira e máquina de lavar, se o morador não conseguir doar ou dar destino correto, ele pode informar o Samae que a coleta seletiva recolhe o bem no dia que passar no local”, informa. O descarte incorreto de lixo e eletrodomésticos pode ser considerado crime ambiental, sujeito a penas como notificações e multas.

Além do Ecodescarte, o Samae também mantém até o fim do ano parceria com um projeto de coleta de lixo eletrônico, o Recicla CDL. A ação é mantida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar, CDL, e possui quatro pontos de coleta de materiais como telefones celulares antigos, monitores e peças de computador. Os quatro ecopontos estão instalados nos seguintes locais: sede do Samae (R. Barão do Rio Branco, 500 - Centro), Superintendência do Belchior (R. Bonifácio Haendchen, 278 - Belchior Central), IFSC campus Gaspar (R. Adriano Kormann, 510 - Bela Vista) e CRAS Zilda Arns – CEU (R. Fernando Krauss - Gaspar Mirim).

Edição 1720

Comentários

Elcio Carlos de Oliveira
23/10/2015 07:40
Falta de vergonha na cara,de responsabilidade, de respeito com seus familiares (que exemplo seus poderão ter??.) com a natureza e com a sua própria existência.

Parabéns Gilberto pela matéria, vamos denunciar estes canalhas.

ACarlos
21/10/2015 10:03
Luciana, estou contigo, que ser é este ? Te respondo, é aquele mesmo que em alto tom de voz critica os órgãos públicos, que em alto tom de voz critica a corrupção... ele está certo ? está sim, mas é um ser muito pior e é tão corrupto quanto ou até mais, pois está além de tirando vantagem em descartes de lixo, degradando a natureza que não pertence a ele... Desculpem, mas essa pessoa é pior do que esses políticos corruptos...é um lixo que não merecia viver neste planeta... é um zero na nossa sociedade, desculpem, zero não, porque zero não existe... é na verdade um verme na sociedade...
Luciana c Nicoletti
20/10/2015 10:57
Gente..será como é a casa desse ser animal chamado ser humano..será que ele não sabe que o lixo jogado aqui no nosso lugar maravilhoso chamado coral de minas...é ele mesmo que paga o prefeito pra ajuntar, como será a casa dele? Que educação esses podem da pros filhos, pros netos...meu filho tem 13 anos,Bruno se ele ver alguém jogar lixo, nem que for um papel de bala...ele chamará atenção.. Porque ele sabe que nosso Brasil, que nossa cidade, nosso bairro precisamos mudar essa consciência. Não adianta nos querermos mudar nosso governo, se começa de dentro de casa...Pela amor de Deus...essa pessoa que joga lixo no coral de minas reza pra que eu nunca veja ela jogar, pq eu vou fazer justiça com minhas mãos...pq ontem eu bati as fotos e falei pra minha prima Sirlei...pra nos fazermos alguma coisa...porque ontem eu fui trabalhar chorando de raiva, não acreditando no que meus filhos estão vendo...Pela amor deus... Socorro...a natureza grita com tanta crueldade, dos seres humanos que são pior que animal...nossa flora é linda.., nossas cachoeiras são limpas... Acordaaa povo....sem Noção....

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.